5 problemas mais comuns para quem viaja de moto que você pode evitar

5 problemas mais comuns para quem viaja de moto que você pode evitar
Motorcycle adventure in Iceland. Off-road biking. Traveling by motorbike.

Motorcycle adventure in Iceland. Off-road biking. Traveling by motorbike.

Olá, caro leitor motociclista! Preparamos mais um artigo especialmente para você. Hoje falaremos sobre os problemas mais comuns que você pode enfrentar ao pegar a estrada. A ideia é deixar quem viaja de moto mais apto a preparar a motoca e a si mesmo, prevenindo-se dos possíveis percalços que possam surgir no caminho. Leia o post e não se esqueça de deixar sua opinião ao final!

#1. Problemas mecânicos

Os problemas mecânicos são comuns, principalmente em motos com mais tempo de uso. Por isso faça um planejamento antes de viajar e confira os principais pontos mecânicos de sua moto. Alguns itens básicos como nível do óleo de motor, nível de fluido de freio, nível da água do radiador e estado dos pneus podem ser checados por você mesmo, seguindo as instruções do manual ou as recomendações do seu mecânico.

#2. Linha de Pipa

Este é problema que tem assolado os motociclistas mais do que nunca. Com feriados e férias escolares, o número de pipas no céu aumenta bastante. Dependendo do nível do cerol e da velocidade da moto, o contato pode ser fatal. Por isso previna-se adquirindo acessórios como vestimentas que anulam o efeito da linha e as populares antenas, que podem ser encontradas em lojas especializadas pelo preço médio de R$ 15 a R$ 70.

#3. Quedas

Para garantir a segurança no caso de queda, além do tradicional capacete, quem viaja de moto deve se valer de outros acessórios que auxiliam nesse sentido. Calças, jaquetas, luvas e botas são recomendadas para compor o conjunto de equipamentos de segurança. Fora isso, há cuidados básicos como o ajuste da correia do capacete, que não deve ficar frouxo, e a limpeza da viseira, que deve ser mantida sempre fechada.

#4. Chuva e neblina

Chuva e neblina são grandes inimigas de quem pilota, pois atrapalham bastante a visão e aumentam o risco de acidentes. Por isso, na hora de comprar sua capa de chuva, procure escolher os modelos com cores mais vibrantes, que faz com que as outras pessoas do trânsito o avistem mais facilmente na estrada. A placa refletiva, o manter lanternas e faróis sempre ligados também ajudam a prevenir acidentes.

#5. Troca de peças

 

Nunca se sabe o que realmente pode acontecer com a moto, por isso monte uma espécie de “kit de sobrevivência” para que, caso necessite fazer algum reparo básico ou ajuste, tenha as ferramentas e acessórios em mãos. Podemos citar o ajuste da corrente, troca de fusíveis e etc. Lanternas, fita isolante e chaves são alguns dos instrumentos que você pode acrescentar na bagagem. Lâmpadas de setas e de farol também, caso alguma queime no percurso.

 

Essas foram nossas dicas para você que viaja de moto. Coloque-as em prática e garanta a sua segurança e a do seu carona. Pilote sempre concentrado, se atentando a tudo e a todos.

 

Como último conselho, recomendamos que você evite rodar em pontos-cegos de outros veículos e tome muito cuidado com as ultrapassagens. Alguma recomendação ou observação? Deixe um comentário!

Um comentário em “5 problemas mais comuns para quem viaja de moto que você pode evitar

  1. Legal 👏👏👏👏
    Futuramente, pretendo comprar uma moto, e viver a vida nas estradas.
    Obrigado pelas dicas.
    DEUS abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.