4 dicas para viajar pelo mundo de moto

4 dicas para viajar pelo mundo de moto

viajar pelo mundo de moto

Está pensando em conhecer novos lugares pelo planeta? Deseja curtir suas viagens em locais exóticos, com paisagens exuberantes? Já tem um roteiro ou uma lista de possíveis destinos?

E quanto à sua moto, ela já está pronta para enfrentar os desafios? E você? Está provido dos equipamentos necessários? Confira 4 dicas para você viajar pelo mundo de moto!

1. Escolha a moto conforme o destino

Considerando que você já tem um roteiro, é importante que sua moto seja capaz de conduzi-lo até ele. Existem motos capazes de levar o piloto até o Canadá, desde que não existam certos empecilhos, como cascalho ou areia na pista.

Existem motos ideais para andar tanto em terra (off-road) quanto no asfalto, que são boas para pisos secos e molhados, terrenos lisos ou irregulares.

Ou você escolhe o veículo ideal para viajar pelo mundo de moto de acordo com seu roteiro ou ajusta seu destino às possibilidades da moto que já possui (o que poderá será mais fácil e mais barato).

2. Leve tudo que for necessário para viajar pelo mundo de moto

Se a intenção é realmente viajar pelo mundo de moto, você deve se preparar para o desafio.

Você deve considerar todas as possibilidades e levar todos os itens de manutenção do veículo. Afinal de contas, se ele apresentar problemas, você, talvez, tenha que efetuar os reparos sozinho — nem sempre se encontram oficinas mecânicas.

Entre as peças para moto, você pode levar: cabos de acelerador, de freio e embreagem; lâmpadas para o farol; fusíveis; setas; velas de ignição; corrente;câmaras de ar e outras coisas.

Leve ainda parafusos, porcas, arruelas, arame, lanterna, elástico para bagagem, fita isolante, óleo de motor para lubrificações, mapas, GPS, máquina fotográfica/câmera (para registrar os melhores momentos), caneta, bloco de anotações, celular, saco de dormir, barracão, escova de dentes, toalha, sabonete, desodorante, pente, cantil, marmita, facão/canivete, repelente, roupa de dormir,mochila de hidratação e outras coisas.

O seu equipamento deve constar de:

viajar pelo mundo de moto

Procure não levar bagagem em excesso, nem mochila nas costas, pois elas contribuem para aumentar o cansaço, podem cair e atrapalhar a direção do veículo.

3. Cuidados com a manutenção do veículo

Viajar pelo mundo de moto certamente tem um preço. O veículo precisará de manutenção, já que haverá um desgaste maior nas peças.

A cada 500 km, verifique o nível de óleo do motor, a tensão na corrente e a sua lubrificação. Quando for abastecer, observe se os pneus não estão vazios. Caso seja necessário, use as peças que leva consigo.

Fique atento também à bagagem, se está bem disposta e se as amarras estão firmes.

Procure não viajar com pneus carecas ou mal conservados. Caso o pneu fure, não se desespere. Se ele tiver câmara de ar, há sprays de ar comprimido que podem encher e vedar o furo (caso não seja grande), junto com certa solução — produtos encontrados facilmente em lojas de conveniência.  Se preciso, troque a câmara de ar. Caso você seja habilidoso, poderá levar na viagem um kit com espátulas, lixa, bomba e cola. Pneus sem câmara de ar exigem também buchas para vedar os furos.

4. Cuidados com a direção e a segurança pessoal

Outros cuidados que você deve tomar ao viajar pelo mundo de moto são:

  • Respeitar o limite de velocidade;
  • Só leve na garupa uma pessoa preparada, pois ela vai se cansar mais que você;
  • Evite viajar durante a noite;
  • Procure não viajar sozinho (em grupo de duas ou mais motos, pois é mais seguro e divertido).

Se perceber que uma moto vem seguindo você já há algum tempo e nunca te ultrapassa, pare em um posto rodoviário ou povoação — pode ser tentativa de assalto.

Com essas dicas, viajar pelo mundo de moto vai ser muito mais seguro e divertido! O que acha? Aproveite para comentar!

Um comentário em “4 dicas para viajar pelo mundo de moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.