4 dicas para usar aditivos na sua moto

Pouring oil from a jug, shot on a whit background

Você está procurando um maior desempenho da sua moto, ou quer evitar manutenções desnecessárias? São para esses fins que existem os aditivos. Mas é preciso tomar alguns cuidados para utilizá-los.

Leia com atenção essas dicas e confira a forma certa de usar os aditivos na sua moto!

Use óleo aditivado de embreagem

Se você deseja uma resposta rápida da sua embreagem hidráulica em qualquer situação usando aditivos na sua moto, recomendamos um óleo mineral hidráulico já com aditivos específicos para motos. Um bom óleo dessa categoria é o da marca holandesa Putoline.

Utilize o fluido de arrefecimento

Muitas vezes ,o motor da sua moto pode aquecer muito e facilmente ultrapassar os 100o – o que gera uma perda de desempenho muito grande. Por este motivo, cada fabricante de moto trabalha com um tipo diferente de refrigeração, mas o que melhor apresenta resultados é o arrefecimento líquido, geralmente encontrado em motocicletas com motores maiores e mais potentes.

Por este motivo, é fundamental o uso desses aditivos na sua moto, que além de não permitir o aquecimento do motor, também evitam corrosão do sistema, ressecamento prematuro de mangueiras e vedações, dentre outros danos que podem ocorrer no veículo. O Motocool da Motul é um excelente produto para este fim. É importante ficar atento e verificar regularmente o nível do fluido, pois ele evapora naturalmente.

Use aditivo no óleo do motor

Os tipos mais usados de aditivos na sua moto para o óleo do motor são os espessantes do óleo e os diminuidores de atrito. O mais utilizado é o Bardhal B12. Atenção ao utilizá-lo, pois ele é desenvolvido para motores de automóveis.

Nas motocicletas em geral o óleo do motor é o mesmo óleo da embreagem e do câmbio, logo se você utilizar um aditivo que diminui o atrito, a sua embreagem pode apresentar defeitos, o que pode ser fatal.

Portanto, cuidado ao utilizar esse tipo de aditivo! Se for usar, tome cuidado com a proporção que você vai utilizar de óleo e aditivo, pois uma embalagem do produto é feita na medida para um motor de automóvel. Quando for colocá-lo na sua moto, peça para alguém especializado no assunto lhe auxiliar, para que a mistura correta entre o óleo e o aditivo seja feita.

Se você procura uma opção mais segura, pode utilizar o Militec. Ele não muda a viscosidade do óleo e não gruda nos discos de cortiça da embreagem, pois só age sobre os metais.

Outros cuidados indispensáveis ao usar aditivos na sua moto

Antes de começar a usar aditivos na sua moto, consulte o seu mecânico de confiança para saber se o produto que você escolheu é recomendável para ela. Existem muitas opções no mercado, mas cada um tem a sua peculiaridade. Por esse motivo se informe bem, evitando assim danos e um mal funcionamento da sua motocicleta.

Se a sua moto ainda estiver na garantia, use sempre os lubrificantes especificados pelo fabricante para não perder essa validade!

Você já utilizou aditivos na sua moto? Qual? Melhorou o desempenho dela? Compartilhe esse experiência com a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.