4 dicas para lavar a sua moto de Motocross sem dor de cabeça

4 dicas para lavar a sua moto de Motocross sem dor de cabeça

lavar a sua moto de Motocross

Você é daqueles que gosta de se aventurar, mesmo que de forma amadora, no Motocross? Pois, se sua resposta é sim, o texto de hoje é indicado especialmente para você! Para ser mais específico, falaremos de algo que costuma ser uma dor de cabeça para os apaixonados por motos off-road e trilhas de aventura: a limpeza da motocicleta após a sessão de Motocross.

Neste texto, daremos algumas dicas básicas, porém fundamentais, sobre como lavar a sua moto de Motocross. São pequenos truques para você deixar a sua motocicleta limpinha mesmo após o banho de lama que ela recebeu. Leia com atenção e fique por dentro das técnicas mais simples para você lavar a sua moto de Motocross após o uso. Afinal, é sempre bom lembrar que uma boa limpeza é o primeiro e mais importante passo para a manutenção preventiva de sua companheira!

1. Lavar a sua moto de Motocross requer cuidados!

A primeira dica para você lavar a sua moto de Motocross sem danificá-la, apesar de óbvia, é de suma importância: apenas molhe a sua motocicleta quando o motor estiver frio. Sim, se o motor estiver quente e você molhá-lo, o choque térmico do contato da água fria com o ferro quente do motor pode trincar e danificar a moto!

Outra dica para você cuidar bem da sua moto na hora de limpá-la é para que você tente fazer a limpeza à sombra. Sim, lavar a moto ao sol pode causar danos na pintura e nas partes plásticas do veículo.

2. Produtos específicos para limpeza de sua moto de Motocross

Pulverize sua moto com produtos específicos para limpeza de motocicletas. Banco, pneus, rodas, quadro, guidão… Todas as partes devem ser pulverizadas.  Desengraxantes também devem ser utilizados na corrente, coroa e pinhão, evitando assim o acúmulo de sujeira.

Na parte mecânica, onde há sujeira mais grossa, você pode usar um pincel e um pouco de querosene. Isso ajuda a dissolver a sujeira, que acaba ficando mais dura por conta do tempo! Após a pulverização, você deve enxaguar bem todas as partes da moto, já que a água acumulada pode causar ferrugem e isso pode te causar uma boa dor de cabeça.

3. Pano e escovas

Utilizar panos e escovas para limpar a sua moto efetivamente é mais uma de nossas dicas para lavar a sua moto de Motocross.  Um paninho com detergente e uma escova, dessas de esfregar roupas, vão te ajudar a alcançar e retirar a sujeira de lugares mais difíceis. Comece a lavar sua moto de Motocross pelas partes mais altas, assim a espuma já vai escorrendo e agindo nas partes mais baixas.

Outra dica: inicie a sua limpeza esfregando as carenagens, o painel, depois limpe o banco e a parte traseira.

4. Mais cuidados na hora de lavar a sua moto de Motocross

Durante a sua lavagem, você pode utilizar aquelas máquinas de pressão conhecidas como Wap’s. Porém, é preciso cuidado! Use a máquina na limpeza da corrente, da coroa e do pinhão, mas evite jogar água sob pressão nos rolamentos e partes elétricas. Tente manter o jato de pressão ao mínimo de 30 cm de distância.

Agora que você já tem as dicas, já pode sair para curtir o seu Motocross sem se preocupar com a lama. Aproveite e navegue em nosso portal para conhecer o que há de melhor no mercado de equipamentos e acessórios para os apaixonados por trilhas, aventuras e pelo estilo off-road!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.