4 conselhos para motociclistas iniciantes

4 conselhos para motociclistas iniciantes

conselhos para motociclistas iniciantes

Andar de moto pode ser muito divertido, mas é perigoso também. A moto é um veículo que oferece mais riscos que o carro, já que o piloto fica bem mais exposto — e, portanto, mais vulnerável.

A imprudência e a falta de conhecimentos dos pilotos provocam acidentes e, muitas vezes, resultados fatais. Para que isso não aconteça com você ou com seus filhos e mesmo amigos, veja alguns conselhos para motociclistasiniciantes!

1. Posicione-se corretamente para conduzir com mais segurança

Um dos conselhos para motociclistas iniciantes é a respeito do correto posicionamento. No princípio, é natural que o nervosismo atrapalhe e o piloto não consiga se posicionar tão bem quanto deveria. Mas se esforce para que, no menor tempo possível, sua posição seja a ideal.

A posição certa é aquela em que o motociclista mantém os joelhos exercendo leve pressão sobre o tanque e segura firmemente o guidão, permitindo a integração máxima entre o veículo e o condutor.

Em qualquer situação (fazer curvas, estacionar, mudar de direção, frenar), você deve manter a posição certa sobre sua moto.

2. Conheça e respeite as leis de trânsito para evitar multas e acidentes

Existe um antigo provérbio que diz que “leis foram feitas para serem quebradas”. Mas, a não ser que você queira pagar multas altas e correr o risco de perder pontos na carteira (e até a permissão para dirigir), você não deve seguir esse provérbio.

Além disso, o mau condutor está mais sujeito a acidentes e é uma ameaça para terceiros.

Por isso, um dos melhores conselhos para motociclistas iniciantes é: conheça o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e as normas e regulamentos que tratam do assunto.

O ideal é respeitar sempre o limite de velocidade tanto dentro da cidade quanto nas rodovias. Evite ultrapassagens arriscadas. Reduza a velocidade diante de quebra-molas e nas curvas.  Respeite os sinais de trânsito e a faixa de pedestres. Sinalize sempre que necessário. Respeite a preferência nos cruzamentos. E não ande buzinando sem necessidade, principalmente quando a razão estiver do lado do pedestre ou do outro condutor.

Seja um bom motociclista e verá que só ganhará com isso.conselhos para motociclistas iniciantes

3. Cuidado com o cavalete lateral é um dos conselhos para motociclistas iniciantes que não pode ser esquecido

Os pilotos iniciantes podem ser mais empolgados e, assim, se esquecem de observar certos detalhes.

Um erro comum é não suspender o cavalete lateral quando se sai de moto. Esse esquecimento pode causar desde pequenos a graves danos. Por exemplo, a moto poderá sofrer pequenos arranhões ou você poderá perder o equilíbrio momentaneamente na direção.

São coisas que podem ser consideradas pequenas. Mas já imaginou se você perde o controle em uma curva?

As consequências poderão ser bem piores…

4. Um conselho final: tenha cuidado com os pneus

Esquecer-se de cuidar dos pneus e da manutenção pode ser outra falha dos motociclistas iniciantes.

Pneus de má qualidade ou em mau estado podem causar sérios problemas ao piloto enquanto está dirigindo. Por isso, prefira a marca de pneu que a moto traz de fábrica.

É importante manter a pressão dos pneus nos limites recomendados pela empresa fabricante. E essa medida será obtida com mais exatidão quando você enche os pneus frios — os pneus aquecidos por causa do atrito com o solo modificam a medição.

Saiba também que a pressão inferior à que foi recomendada contribui para um consumo mais elevado de combustível e também pode danificar a estrutura dos pneus, induzindo a acidentes.

Já a pressão além da devida pode implicar na instabilidade da moto e reduzir a área de contato que o pneu tem com o solo.

O que você acha desses conselhos para motociclistas iniciantes? Deseja dar algum conselho também? Então, aproveite os espaços abaixo e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.