3 motivos para trocar o seu capacete de moto ainda hoje

trocar o seu capacete de moto

Hoje falaremos de um equipamento fundamental para você, que é apaixonado por motocicleta e não dispensa aquele passeio de moto, sempre com segurança. Afinal de contas, você sabe quando chegou a hora de trocar o seu capacete de moto?

Neste post, te daremos dicas e toques para você ficar por dentro das novidades do mercado e trocar o seu capacete de moto hoje mesmo. Leia com atenção e observe todos os sinais para que você continue andando com a sua moto garantindo toda a segurança necessária para tal atividade.

Trocar o seu capacete de moto no momento certo, uma questão de segurança

Além da segurança, o capacete é um dos itens que precisam estar enquadrados dentro das normas da legislação de trânsito brasileira. Você já deve ter observado, por exemplo, que os capacetes vêm com uma etiqueta que identifica o prazo de validade da peça. Normalmente, essa validade é de três anos, mas isso realmente importa?

Sim, importa e muito! É certo que você dificilmente será autuado por agentes de trânsito caso seja flagrado transitando com o capacete fora da data de validade, afinal, o atual Código de Trânsito do Brasil não faz  menção alguma ao prazo de validade do equipamento, sendo a etiqueta de validade inserida pelos fabricantes apenas um sugestão de tempo de uso. Porém, você pode ser autuado caso a peça apresente avarias ou danos que apontam para a inadequação para o uso. Por isso, caso seu capacete tenha sofrido quedas e apresente rachaduras, por exemplo, é necessário trocar o seu capacete de moto. Esse é o primeiro sinal a ser observado!

trocar o seu capacete de moto

Fique de olho no estado do enchimento interno do capacete

Outro sinal que é interessante você notar é o estado do enchimento interno de seu capacete de moto. Caso ele não esteja mais firme, com a sensação de estar girando, ou com folga na sua cabeça, é a hora de trocar o seu capacete de moto. Observe ainda se ele possui o selo do INMETRO, pois tal selo é o que credencia o equipamento a ser utilizado na garantia de sua maior segurança.

Fique atento no tipo do material de seu capacete

O material com que é feito o seu capacete de moto é outro detalhe que deve ser muito observado para saber se chegou a hora de você trocar o seu capacete de moto. A maioria dos capacetes produzidos hoje, e que se encontram no mercado, são feitos de resina termoplástica ou de policarbonato.

Tais materiais desgastam com o passar dos anos, tendo uma vida útil de, no máximo, 5 anos. Na hora de comprar o seu novo capacete, procure consultar os anos de vida útil do seu equipamento na loja, na hora da compra. Isso te dará uma perspectiva média sobre quando será a hora de trocar o seu capacete de moto novamente.

Agora você já sabe que desgastes causado por quedas e má conservação do enchimento interno são os principais motivos que te farão trocar o seu capacete de moto. Já sabe também que o selo de validade do fabricante pode te dar uma expectativa de tempo de uso de seu equipamento e que o tipo de material pode influenciar na vida útil do capacete.

Agora, é só você navegar em nosso portal e escolher o capacete que melhor atenderá as suas expectativas, sempre levando em conta o seu conforto e a sua segurança! Tem mais dúvidas? Comente em nosso blog e, assim, vamos esclarecendo futuras questões sobre o universo das motocicletas!

Um comentário em “3 motivos para trocar o seu capacete de moto ainda hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.