Comprar moto usada: Honda CB600F Hornet

Comprar moto usada: Honda CB600F Hornet

Nem sempre é possível comprar uma moto nova. Logo, o motociclista recorre à alternativa mais barata: adquirir um veículo usado, geralmente, seminovo. Motos usadas são vendidas em algumas concessionárias ou são compradas diretamente a outra pessoa. É preciso tomar alguns cuidados para não fazer uma má compra, como avaliar o estado em que se encontra a moto, a documentação, o nível de segurança e o desempenho.

Na verdade, é possível adquirir uma motocicleta usado em ótimas condições de uso e por um preço satisfatório, acessível. A depreciação de motos e carros usados é menor que a de motos e carros novos, recém-saídos da loja.

Neste post, vamos mostrar como comprar moto usada com segurança, analisando um modelo específico: a Honda CB600F Hornet.

Categoria da Honda CB600F Hornet

Muitos classificam essa moto como naked, ou seja, uma categoria destinada ao uso diário nas vias urbanas e também às viagens pelas rodovias. Contudo, nos países europeus, ela é classificada como uma “brigadora de rua”, ou streetfighter. As motos streetfighter envolvem as motos que não têm carenagem, mas apresentam motor derivado das motos esportivas.

A denominação “streetfighter” resultou de competições entre motociclistas que apostavam quem chegaria em primeiro em algum ponto da cidade. Para isso, eles usavam motos mais potentes, sem carenagens, geralmente, superesportivas. A ausência de carenagens ajudava a reduzir os danos se os veículos viessem a tombar, colidir ou sofrer outro tipo de acidente.

Características do modelo

A Honda CB600F Hornet, cuja origem é japonesa, tem motor 4 cilindros em linha. Também apresenta duplo comando de válvulas e 16 válvulas. O nome “hornet” (“vespa” em inglês) é uma alusão à sua traseira gorda e alteada. O motor e as válvulas vieram, logo no começo, da Honda CBR 600RR (1999). E, atualmente, derivam da versão 2007, que teve redução no motor de 120 cv para 102 cv.  

A CB600F não é sucessora da CB500 apesar das cilindradas parecidas. São motos bem diferentes uma da outra. Na hora de comprar uma moto usada, fique atento a esse detalhe. Como já dissemos, a CB600F apresenta motor 4 cilindros, enquanto a CB500 tem motor bicilíndrico com 54 cv de potência. Assim, a CB600F apresenta quase o dobro da potência da outra.

A letra “F” é indicativo de seu motor de 4 cilindros, pois é a abreviação “four” (quatro). O torque é elevado, a velocidade final é de 250 km/h e sua aceleração varia de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 s. Traz disco flutuante dianteiro e disco simples na parte de trás. Desde novembro de 2004, a Moto Honda da Amazônia vem fabricando a Honda CB600F Hornet no Brasil.

Dicas para comprar moto usada

Agora, vamos dar algumas dicas para você comprar uma moto usada Honda CB600F Hornet:

  • confira toda a documentação: saiba se existem multas, se há alguma alienação, se está licenciada;
  • verifique a parte mecânica: se ela pega rápido, se não emite barulhos metálicos contínuos, se não folga em alguns componentes (pistão, virabrequim, válvulas), se não está saindo fumaça do escapamento (principalmente fumaça azulada, que pode significar motor em fim de vida);
  • fique alerta ao óleo: confirme seu nível, óleo claro demais é sinal de óleo novo, óleo escuro é óleo velho, óleo grosso pode ser óleo velho ou óleo de baixa qualidade;
  • observe o estado da pintura;
  • verifique se há sinais de desmontagem: amassados no cárter (parte inferior do motor), marcas de soldagem, porcas e parafusos muito novos (contrastando com outras peças metálicas da moto);
  • teste os comandos: acelerador e embreagem não devem ser duros em excesso, os engates devem ser fáceis, as marchas não podem escapar;
  • observe as condições e o funcionamento do painel e do sistema elétrico, das manoplas, manetes e pedaleiras, do banco, dos pneus, de todos os acessórios (bauletos, baús, bolsas laterais, guidões, faróis auxiliares, manetes especiais, espelhos retrovisores e assim por diante).

Agindo assim, você comprará uma CB600F Hornet em boas condições e não se arrependerá!

Está pensando em comprar moto usada da Honda? Aproveite para fazer seu comentário aqui no blog e trocar ideias com outras pessoas a respeito do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.