Deixar a moto na chuva estraga? Veja motivos para usar uma capa para moto

Deixar a moto na chuva estraga? Veja motivos para usar uma capa para moto

Andar de moto nos dias de chuva exige muitos cuidados. É essencialmente importante vestir uma jaqueta impermeável ou uma capa de chuva para não ficar resfriado. Afinal, a própria água caindo sobre o corpo incomoda bastante.

Mas e a sua moto? Você costuma protegê-la da chuva? Uma boa dica e usar uma capa para moto. Neste post, confira algumas dicas para comprar imediatamente esse item!

O perigo da maresia

Pessoas que moram no litoral sofrem com um sério problema: a maresia. Trata-se de uma névoa fina e úmida que flutua ao longo da costa. Ela é composta por bilhões de gotículas de água do mar, que se elevam todas as vezes em que o mar arrebenta na praia. Essas gotículas não são apenas de água, mas de tudo que existe no oceano, inclusive sal.

E é por causa do sal que os veículos, incluindo as motos, passam pelo processo de oxidação, ou seja, acabam enferrujando mais rápido do que deveriam. Somente a água já é suficiente para oxidar metais e, misturada com sal, o processo de corrosão tende a acelerar. Eis um bom motivo para usar capa para moto em cidades litorâneas, principalmente se você mora perto do mar.

A umidade, a chuva e a poluição também causam problemas

Além disso, a umidade e a poluição, que existem em praticamente todos os lugares, ajudam a gerar danos em componentes eletrônicos e elétricos da moto, comprometendo seu funcionamento e desempenho e reduzindo sua durabilidade.

Se a moto dorme ao relento, a céu aberto, o sereno contribui para danificar a pintura, retirando o efeito brilhante do verniz — consequentemente, a pintura tende a ficar fosca. E, se chover, as consequências podem ser ainda piores.

Por isso, a capa para moto torna-se ainda mais fundamental e uma de suas qualidades deve ser a impermeabilidade, para proteger contra à água e umidade. Mesmo aquelas motos que dormem em um local coberto e fechado estão sujeitas à umidade, dependendo do lugar e da época do ano. No inverno, por exemplo, a umidade normalmente vai aumentar.

Atente para os animais de estimação

As pessoas que gostam muito de criar animais de estimação, precisam tomar cuidado. Isso porque se eles urinarem em certas partes de metal da moto, a corrosão pode ser uma consequência. A urina é o ácido úrico e pode corroer, por exemplo, raios e aros.

No entanto, se sua máquina estiver protegida por uma capa impermeável, o máximo que pode acontecer é a capa ficar molhada com a urina, mas o veículo ficará imune à ação do ácido.

A capa para moto protege contra a ação do sol

Outra boa razão para você usar uma capa para moto é para evitar que a radiação ultravioleta emitida pelo Astro Rei danifique a pintura, provocando a perda do brilho.

O sol também pode causar o ressecamento do banco, da borracha e de todas as partes plásticas da moto. Por esse motivo, é aconselhável adquirir capas com proteção UV.

Outras proteções e cuidados com a capa para moto

Finalmente, a capa para moto protege contra a poeira, sujeira, riscos e eventuais danos de diferentes naturezas. Dependendo de sua espessura, pode até proteger contra algum impacto, como a queda de algum objeto sobre o veículo.

Só tome cuidado na hora de usar a capa, evitando cobrir a moto com o motor ainda quente ou cobrir o veículo com a parte interna ainda molhada. É preciso que esteja tudo seco para que não apareçam manchas na lataria.

Uma capa para moto é um item multifuncional e compensa a sua aquisição, se você realmente quer proteger seu meio de transporte.

E você, já usa capa para proteger sua moto? Acesse o site do Zelão e confira os melhores modelos por preços incríveis!

Um comentário em “Deixar a moto na chuva estraga? Veja motivos para usar uma capa para moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.