Motor a 2t ou 4t? Saiba como escolher o melhor motor para sua moto off-road

Motor a 2t ou 4t? Saiba como escolher o melhor motor para sua moto off-road

Alguns praticantes de esporte sobre duas rodas costumam ficar em dúvida sobre qual é o melhor motor para sua moto. 2 tempos ou 4 tempos? Qual tem o melhor desempenho? Qual oferece o melhor custo-benefício?

Na verdade, o ideal é analisar bem as características de cada um, compará-las entre si e decidir conforme suas próprias necessidades. Leia o post e entenda como escolher o melhor motor para sua moto off-road!

O motor 2 tempos

De modo geral, as motos que têm motor 2 tempos sempre foram associadas à potência com menos cilindradas.

Primeiramente, é importante entender a razão do nome 2 tempos. Esse nome é porque eles giram somente em duas rotações dos pistões. Eles executam, dessa forma, a admissão, a explosão e a exaustão. Nesse caso, os motores 2 tempos sempre oferecem rotações por minuto (RPMs) mais altas.

As motos com esses motores são mais leves e sua manutenção também é mais barata. Além disso, tendem a ser mais ariscas.

O motor 4 tempos

O motor 4 tempos precisa rotacionar duas vezes mais, ou seja, 4 vezes, para realizar as operações de admissão, explosão e exaustão. Deixam as motos mais pesadas e sua rotação é bem inferior às dos motores 2 tempo — aproximadamente 5 mil giros a menos.

Mas o motor 4 tempos apresenta outras características que servem para equilibrar as coisas na balança. Por exemplo, as motos com motor 4t apresentam o centro de gravidade rebaixado, o que as torna mais fáceis de serem pilotadas. Também oferece torques altos em baixas rotações, característica que otimiza a pilotagem esportiva.

Com o centro de gravidade mais baixo junto com uma curva com potência mais suave, as motos acabam tendo suas reações mais amenizadas, mesmo em condições mais críticas de pilotagem.

O motor 4t também pode exibir entre 4 a 5 válvulas por cilindro e, considerando a quantidade de peças que possui, ele pode ser considerado até menos pesado do que deveria ser.

O melhor motor para sua moto off-road

Atualmente, é muito comum vermos pilotos famosos de motocross e supercross disputarem e vencerem competições com motos que trazem motor 4t, porque a pilotagem é mais fácil. Nesses esportes, os terrenos apresentam-se muito irregulares e a tração é determinante para o sucesso da corrida. As motos 4t possuem uma tração muito superior à das motos 2t.

Pilotar uma moto 2t é bem diferente de pilotar uma 4t, mas há que levar em conta a habilidade do piloto e em qual moto ele já vem praticando esportes.

Em relação aos custos, o motor 2t seria o melhor motor para sua moto off-road. Além de ter preço de aquisição mais baixo, a manutenção também compensa. Quando um motor 4t se funde, os gastos podem ser quatro vezes maiores! Isso faz uma grande diferença no quesito economia. Por outro lado, a vida útil do motor 4t costuma ser mais longa.

Outro ponto a considerar é o uso da moto. Para vencer corridas de motocross e supercross, talvez o motor 4t seja realmente o mais indicado, pois disputam motos 4t de 250 cc contra motos 2t de 125 cc, sendo que as primeiras apresentam melhor tração apesar do peso.

Para trilhas, as 4t também oferecem a vantagem de serem mais fáceis de dirigir, sem ficarem derrapando em certos trechos em que o veículo fica enroscado.

A escolha do melhor motor para sua moto off-road depende muito de seu perfil e de suas necessidades. Pense antes de optar por um ou por outro!

Não deixe de fazer seu comentário, dizendo qual desses motores prefere e por quê! Sua opinião enriquece o post e faz o nosso blog ficar mais interessante.

Um comentário em “Motor a 2t ou 4t? Saiba como escolher o melhor motor para sua moto off-road

  1. Muito Obrigado pela dica eu estou prestes a comprar uma Mota de trilha e pelas dicas vou comprar uma 4T mesmo pelo nível de vida útil que tem e pela facilidade e andar ! Tenho uma 2t sou fã mas tá sempre com problemas em Percursos longos então acho por bem comprar uma 4T Obrigado pelas dicas 👌🏾

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.