Você já conhece o mini moto cross? Saiba mais sobre o esporte

Você já conhece o mini moto cross? Saiba mais sobre o esporte

Muitas pessoas já nascem com o potencial para competir e enfrentar os mais variados desafios. São esportistas por natureza. Nesse caso, vale a pena desenvolver suas habilidades o mais cedo possível.

Pensando nisso, as grandes empresas especializadas se dedicam a fabricar as chamadas mini motos off road, que estão destinadas ao uso dos pequenos, a fim de participar de competições esportivas especialmente montadas para eles.

Ficou interessado no assunto? Saiba mais sobre o esporte chamado mini moto cross!

O motocross infantil

O motocross infantil ou mini moto cross consiste em uma modalidade de esporte destinada exclusivamente a crianças entre 7 e 10 anos, mas essa faixa etária não é rígida. Em outras palavras, é o motocross para crianças, da mesma forma que existem o motocross para adultos e até para pessoas da terceira idade.

Para participar das competições, é necessário treinamento e o bom uso de veículos adequados, fabricados especialmente para as disputas.

A importância do esporte para a criança

Praticar esportes é bom para todas as pessoas, inclusive crianças. Se, desde pequenas, as pessoas desenvolvem o hábito de praticar esportes, a tendência é desenvolver um organismo mais saudável. A intenção do esporte é não deixar o corpo amolecer, ficar relaxado.

Os esportes ajudam a desenvolver a coordenação motora, a capacidade de aprender mais rápido, exercitam e fortalecem a musculatura e o sistema ósseo. Estimulam também a criança a se tornar disciplinada, a assumir compromissos e levá-los até o fim.

Outras vantagens do esporte infantil é o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis, o domínio sobre a ansiedade e a insegurança e a participação efetiva dentro de um grupo social.

Os cuidados com o mini moto cross

De qualquer modo, praticar esporte sobre um veículo motorizado de duas rodas envolve riscos e, portanto, é necessário tomar muitos cuidados. Como o esporte requer muito do físico da criança, vale a pena fazer uma consulta médica e um check-up para confirmar se a criança efetivamente pode fazer práticas esportivas mais radicais.

O estímulo é fundamental para que a criança se sinta animada a aprender e participar das disputas. Mas ela precisa ser bem treinada por profissionais capacitados e, ao mesmo tempo, desenvolver o espírito esportivo, ou seja, ela tem que aprender tanto a ganhar como a perder, evitando ficar muito frustrada com as derrotas.

As mini motos

Outro ponto importante para a criança ingressar no mini moto cross é a escolha da moto ideal para ela.

Há marcas e modelos diferentes, mas convém comprar o veículo que mais se ajusta ao perfil da criança. Claro que, nesse quesito, a opinião dela também conta muito, pois ela é que terá que pilotar e integrar-se o melhor possível com a mini moto. A ergonomia é fundamental para o desempenho aprimorado nas pistas.

Seguem alguns modelos e marcas:

  • KX 50;
  • KX 65;
  • KTM 50;
  • KTM 65.

Outras mini motos cross

Outras mini moto cross são:

  • Barzi BZ 49cc R3;
  • MXF Minicross 90cc Pro-Racing;
  • Bull Kids BK-R6;
  • Pro Tork TR100F.

O mini moto cross é um esporte que pode até definir a carreira de uma criança: um piloto de motocross. Mas é preciso treinar muito, comprar a moto ideal e gostar do que faz.

O que você pensa sobre o mini moto cross? Já conhecia esse esporte? Faça seu comentário nos espaços abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.