Bauleto, bagageiro e baú para moto: quais são as diferenças?

Bauleto, bagageiro e baú para moto: quais são as diferenças?

Entre os acessórios para moto, existem aqueles destinados ao transporte de objetos, inclusive servem para guardar o capacete ou carregar outro capacete. Para quem usa a moto como veículo de trabalho, esses acessórios são essenciais.

De modo geral, todo motociclista precisa de um acessório para carregar coisas, seja para o trabalho, seja para viagens ou para um destino mais próximo.

Não sabe ainda qual desses acessórios pode ser mais conveniente para você? Entenda quais as diferenças entre bauleto, bagageiro para moto e baú para moto!

O bagageiro para moto

O bagageiro para moto é um acessório feito de metal (alumínio, aço inox) que deve ser encaixado/instalado na traseira do veículo, servindo para receber o bauleto ou o baú, ou mesmo a bagagem diretamente, pois alguns motociclistas ainda têm o hábito de colocar a bagagem diretamente sobre o bagageiro.

Existem bagageiros universais, que se adaptam a qualquer marca e modelo de moto. Mas existem modelos específicos de bagageiro, destinados a uma marca e a um modelo determinado, como Yamaha YBR 125 ou Yamaha Factor 150.

O bagageiro tradicional apresenta formato de grade, mas já existem bagageiros com design diferenciado, como o bagageiro Kymco Downtown.

O bauleto

O bauleto é um acessório geralmente de dimensões menores que o baú para moto. É confeccionado em material plástico. Seu uso, pode-se dizer, é mais informal. O motociclista utiliza sobre o bagageiro para carregar coisas pessoais.

Ainda assim, nas próprias lojas que vendem o produto, é comum usar, algumas vezes, de forma indiscriminada os nomes de baú e bauleto — referindo-se ao mesmo produto. A tendência é que, com o tempo, realmente os dois conceitos se unifiquem e sejam utilizados para representar a mesma coisa.

Os bauletos costumam oferecer variedade de modelos. Também existem lojas que vendem kits com o bauleto e o bagageiro, o que geralmente representa um ótimo custo-benefício.

Além dos bauletos, existem os alforges para moto. Eles são produzidos com tecido especial e podem ser usados sobre o bagageiro, mas são mais usados com o afastador de alforge. Os alforges também são conhecidos como bolsas laterais.

O baú para moto

O baú para moto é um acessório de maiores dimensões. Ele surgiu bem antes do bauleto, que foi desenvolvido de forma a facilitar o transporte compactando o tradicional baú.

O baú costuma ser usado pelos motoboys para carregar mercadorias em suas entregas delivery. Também é usado para carregar objetos durante viagens ou para carregar outros acessórios, utilizados por esportistas na prática de off-road.

O baú geralmente é fixado à moto por meio de um acessório específico: o trilho para baú. Eles são oferecidos, em muitas lojas, com um sistema próprio de fixação.

Modernamente, existem baús com design inovador e pouco peso. São confeccionados geralmente em metal, como o alumínio.

O uso do baú e do bauleto

Não existem regras específicas para o uso do baú para moto e do bauleto. O motociclista pode utilizar qualquer um para transportar seus pertences ou mercadorias, desde que ele apresente espaço suficiente.

O baú, em geral, sempre apresentará um potencial de volume maior. Mas existem bauletos que comportam, por exemplo, 47 litros. Se os objetos que carrega são poucos, é mais recomendado comprar um bauleto de menor capacidade.

Se você é um profissional que sua moto para atendimento em domicílio, alguns modelos de bauletos podem servir muito bem para transportar suas ferramentas. Priorize sempre a praticidade na hora de andar de moto.

Compreende agora as diferenças entre bagageiro para moto, bauleto e baú para moto? Já possui algum deles? Aproveite para deixar seu comentário!

Um comentário em “Bauleto, bagageiro e baú para moto: quais são as diferenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.