Tudo o que você precisa saber sobre a mecânica básica de uma moto

Tudo o que você precisa saber sobre a mecânica básica de uma moto

Se você é um amante das motocicletas, é muito provável que ocupe todo o seu tempo livre sobre as duas rodas, não é mesmo? E mesmo quando não está pilotando, fica conversando com os amigos sobre esse assunto. Só um verdadeiro apaixonado por motocicletas entende a necessidade de estar por dentro de tudo o que acontece, todas as novidades do mercado e trocar experiências com amigos que compartilham dessa paixão.

Foi pensando nisso que preparamos o conteúdo deste post. Veja agora tudo o que você precisa saber sobre a mecânica básica de uma moto.

Motor: o local onde acontecem as explosões

A energia do motor de uma moto vem de uma série de explosões que acontecem dentro dele. É para isso que colocamos combustível dentro do veículo. Entretanto, a gasolina líquida não é volátil o suficiente para provocar essas explosões controladas. Por isso, ela precisa entrar em contato com o ar, que vem diretamente do carburador, para que, quando em contato com a faísca da ignição, ela possa provocar a explosão necessária para dar potência à moto. O monóxido de carbono, que é um resíduo dessa combustão, é eliminado pelo escapamento.

Transmissão: o que leva a potência do motor para as rodas

A transmissão é um componente da sua moto que faz a potência do motor ir diretamente para as rodas. É nela que está a caixa de câmbio, e se essas partes não existissem, a moto poderia rodar em apenas uma velocidade: 96km/h. São as marchas que permitem que você aumente ou diminua a velocidade da sua moto. Esses são componentes muito importantes na mecânica de uma moto. Se a transmissão ou a caixa de câmbio quebrarem, é muito provável que a sua moto passe alguns dias na oficina.

mecânica

Suspensão: mantém as rodas em contato com o solo

Pensando na potência do motor e na função da transmissão em levar essa energia para as rodas, começamos a nos questionar como a moto continua no chão, com tanta força envolvida. O segredo para que essa mecânica aconteça é a suspensão. A maioria das pessoas acredita que a única função desse componente é absorver o impacto e, consequentemente, trazer conforto ao motociclista. Mas além disso, a suspensão serve também para manter a tração das rodas, uma vez que ela está conectada ao restante da moto por componentes bastante resistentes.

Quadro: o que sustenta toda a mecânica da motocicleta

O quadro é como o esqueleto da sua motocicleta. Todos os componentes dela estão ligados ao quadro de alguma forma. E o grande desafio aqui é ter um quadro totalmente balanceado para que o motociclista não tenha que fazer esforços para manter o equilíbrio. Quando ele está perfeito, a moto pode praticamente se orientar sozinha. Para tanto, o motor, que é o componente mais pesado, deve ser posicionado com perfeição na moto. Sua posição mais baixa no quadro faz com que o centro de gravidade do veículo fique mais baixo e, portanto, que a moto fique mais estável.

Ter alguma noção de mecânica é fundamental para quem tem qualquer tipo de veículo. Afinal de contas, quando ele der sinais de que está com problemas, você deve conseguir conversar com o mecânico para que ele consiga identificar o problema. Mas para os motociclistas apaixonados, esse não é um conhecimento que serve a uma função prática apenas, ele é mais um sinal de amor pela moto.

Você tem dúvidas sobre como funciona a mecânica de uma motocicleta? Faça suas perguntas nos comentários!

Um comentário em “Tudo o que você precisa saber sobre a mecânica básica de uma moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.