Como escolher uma moto off road?

Como escolher uma moto off road?

Na hora de comprar sua moto, você precisa tomar certos cuidados. Isso não é novidade, já que sempre que vamos comprar qualquer coisa, é necessário avaliar certos critérios antes de fazer a aquisição. Quanto maior o preço de um bem, então, maiores deverão ser os cuidados a tomar. Afinal de contas, uma compra mal feita poderá trazer grandes prejuízos financeiros.

Neste post, vamos mostrar como escolher uma boa moto off road e ter a garantia de que você fará uma compra satisfatória. Confira!

Qual marca você prefere?

O primeiro passo para você escolher uma moto off road é escolher a marca mais adequada ao seu perfil. Veja as principais marcas disponíveis no Brasil:

  • Yamaha;
  • Honda;
  • KTM;
  • Kawasaki;
  • Husqvarna.
  • Husaberg;
  • Sherco;
  • GasGas

Qual delas é a sua preferida?

Para que finalidade você comprará a moto off road?

A finalidade da moto off road é decisiva para você fazer a compra certa. Existem diferentes modelos de motos off road. Confira abaixo como escolher o tipo e modelo mais adequado para suas necessidades.

Entretenimento

Se você deseja uma moto para entretenimento, para fazer trilhas e explorar caminhos exóticos, com terrenos irregulares e cheios de ‘desafios”, você pode comprar uma Honda CRF 150F ou uma Honda CRF 230F. Elas possuem rodas grandes e mais potência. Também são mais pesadas, mas ainda assim permitem um bom desempenho quando atravessam estradas de terra. Elas são os modelos com mais demanda no mercado de motocicletas.

Além desses modelos para trilhas e divertimento da Honda, existem também opções da Yamaha: TT-R 125 e TT-R 230.

Antes, os motociclistas costumavam aproveitar motos do tipo trail para fazer trilhas. Para isso, precisavam retirar certos acessórios que acabavam atrapalhando mais que ajudando, como farol, bagageiro, pisca-pisca e outros. Precisavam ainda adicionar pneus mais apropriados, guidão mais resistente e ajustar a suspensão.

Com modelos como CRF e TT-R, a moto off road para entretenimento vem de fábrica pronta para uso. E servem também para disputas iniciantes, menos profissionais.

moto off road

Disputas de nível alto

Para o motociclista que deseja usar a moto para participar de competições amadoras, de nível alto, existem modelos específicos, com maior potência. Além dessa característica, esse modelo de moto off road também apresenta freios e suspensões específicos, destinados às competições. Nesse caso, somente motociclistas experientes podem guiá-las com segurança e eficiência.

A Kawasaki KX250F, a Yamaha YZ250F e a Honda CRF250R são exemplos desse modelo, sendo destinada às competições de motocross, oferecendo maiores dimensões e melhor desempenho. Outros exemplos são a KX450F, YZ460F e a CRF450R. Todas são produzidas exatamente para disputar corridas.

A Kawasaki KLX450 e a KTM EXC 350F são destinadas a disputas de ralis e enduros, isto é, em percursos demarcados e não em circuitos fechados.

As motos de motocross apresentam tanque de combustível menor e não apresentam aparatos, como farol ou cavalete lateral. As motos de enduro apresentam tanque de combustível maior e acessórios como farol e cavalete lateral.

Esses modelos podem ser usados para trilhas também, mas como custam mais caro geralmente são procuradas pelos pilotos profissionais.

Infantil

Para crianças que estão começando, existem modelos como:

  • Honda CRF 110: para crianças entre 8 e 10 anos;
  • Kawasaki KLX 110: para a mesma faixa etária;
  • Kawasaki KX 65: para competições infantis de motocross.

Que forma de pagamento você prefere?

Talvez, você não seja tenha uma preferência específica por marca e fique de olho nas melhores formas de pagamento. Boa parte das marcas pode ser adquirida em consórcios. O financiamento pode ser feito de 24 a 72 meses (2 a 6 anos), dependendo da concessionária. Alguns financiamentos dispensam entrada e cobram juros baixos. Em alguns casos, o financiamento oferece juro 0 (preço de à vista), considerando o prazo mais curto (por exemplo, 12 ou 18 meses).

Alguns financiamentos exigem de 50% e dividem o pagamento em até 24 meses.

Também já é possível comprar moto off road dividindo no cartão de crédito (por exemplo, 12 parcelas com juros).

Já sabe como escolher sua moto off road? Para qual finalidade você deseja? Faça seu comentário e enriqueça este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.