O guia para escolher o capacete para moto ideal

O guia para escolher o capacete para moto ideal

O motociclista precisa de diferentes equipamentos, sendo que o mais fundamental é, sem dúvida, o capacete. Mas sempre é possível se enganar no momento da compra e comprar um capacete que não seja o melhor para o seu caso.

Que critérios devem ser considerados para comprar corretamente?

Isso depende, mas montamos um pequeno guia, mostrando como escolher o capacete para moto ideal. Faça a leitura do post e compre o seu!

1. Cuidado com o tamanho

É importante comprar um capacete para moto que se ajuste à sua cabeça. Um capacete muito grande, ficará folgado e não oferecerá a segurança desejada. Já um capacete apertado demais pode dar dores de cabeça e até prejudicar sua visão.

Pegue uma fita métrica e passe-a em volta de seu crânio, acima das sobrancelhas. Depois anote a medida encontrada e compare com a tabela:

  • 53-54 (PP);
  • 55-56 (P);
  • 57-58 (M);
  • 59-60 (G);
  • 61-62 (GG);
  • 63-64 (XGG).

Lembre-se que o capacete fica mais folgado com o uso. Portanto, se, a princípio, ficar um pouco apertado, com o tempo ele acabará se ajustando melhor.

2. Conheça os modelos de capacete para moto e escolha o melhor

Outro ponto a considerar é qual modelo de capacete você prefere ou é mais viável para suas atividades. Existem basicamente 3 modelos para escolher:

O modelo aberto é o que oferece menos segurança, mas também é o mais cômodo (inclusive, conta com boa ventilação). Ele não apresenta queixeira, cuja função é oferecer proteção, não somente ao queixo, mas evita que o rosto tenha contato com o solo durante uma queda. Quando ele não tem viseira, é obrigatório usar o óculos de proteção.

O modelo escamoteável dispõe de viseira integrada à queixeira, possibilitando que o piloto levante-a em dias mais quentes. Contudo, a viseira, dada a sua importância para a segurança do condutor, só deve ser erguida quando a moto estiver parado.

O modelo fechado é o que oferece maior segurança. A viseira serve para proteger a parte do rosto sobre os olhos. O resto do capacete para moto fechado protege o restante da cabeça, envolvendo as laterais e o queixo. Um capacete fechado de boa marca apresenta forro removível e sistema de ventilação eficiente.

capacete para moto

3. Capacete on road ou off road

O capacete off road é usado pelos pilotos que praticam esportes, comomotocross, enduro, rally ou mesmo trilhas. Eles são projetados considerando os perigos que os esportes oferecem, da mesma forma que as motos off road são fabricadas especificamente para a prática de esportes.

Geralmente, são abertos, com queixeira mais comprida e aba para impedir a incidência da incidência do sol e do barro. Eles procuram proteger contra impactos de pedras e outros projéteis, da lama, de insetos e de sujeira em geral.

Também pode ser usado na cidade, somente acompanhado de óculos de proteção.

O capacete on road é usado no perímetro urbano e nas rodovias, conforme as determinações das leis de trânsito, não sendo indicado para esportes off-road.

4. Verifique o material

As melhores marcas de capacete para moto usam materiais que asseguram resistência e leveza.

A fibra de carbono é um material muito leve, que absorve bem os impactos. Já a fibra de vidro absorve ainda mais os impactos.

O ABS (tecnologia de plástico injetado) é um dos mais baratos e apresenta boa durabilidade, mas a absorção de impactos é menor que a dos outros materiais citados.

Kevlar é uma fibra sintética que oferece resistência e leveza. Geralmente, é mesclada a fibra de vidro ou carbono.

5. Outros pontos

Você também deve observar os seguintes pontos:

  • presença do selo de segurança do Inmetro;
  • conforto e segurança proporcionado pelo forro (forros removíveis são mais práticos, pois podem ser lavados);
  • peso (capacetes muito pesados não são muito práticos: até 1.400 gramas, um capacete de boa qualidade é recomendado);
  • sistema de ventilação (conforto térmico);
  • design (a estética também é importante, principalmente se você é esportista).

Já segue essas dicas para comprar o capacete para moto ideal? Gostaria de citar outro critério? Aproveite os espaços abaixo e faça seu comentário!

Um comentário em “O guia para escolher o capacete para moto ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.