É necessário ter uma luva para moto?

É necessário ter uma luva para moto?

luva para moto

O piloto precisa utilizar equipamentos de segurança para reduzir as probabilidades de acidentes. Sem dúvida, o equipamento mais importante desse “cavaleiro andante” moderno é o capacete ls2, que protege o crânio, minimizando os riscos de acidentes muito graves e até irreversíveis.

Mas também não é bom se descuidar dos demais equipamentos protetivos, como botas, colete, óculos escuros.

E o que dizer em relação às luvas? Será que é realmente necessário usar uma luva para moto?

Leia o post e tire suas conclusões!

Para que serve a luva para moto?

A luva também integra o equipamento de proteção do piloto. Sua função é proteger as mãos de lesões, considerando principalmente os impactos contra obstáculos e durante as quedas. Nos acidentes, as mãos estão entre os primeiros membros a entrar em contato com o chão, podendo ficar esfoladas ou até sofrer com quebraduras de ossos.

Elas também protegem as mãos de queimaduras, chuvas e ventos. As queimaduras podem ser causadas até pela exposição constante aos raios do sol, mas são comuns também ao tocar em partes quentes do veículo.

Além de proteger as mãos diretamente, a luva para moto ajuda a melhorar a aderência das mãos do piloto ao guidão da moto, evitando o acúmulo de suor e que elas escorreguem, comprometendo a segurança enquanto a moto estiver em movimento.

Para os praticantes de esportes, como motocross, a luva se mostra um aparato ainda mais indispensável, levando em conta os riscos a que o piloto e sua moto estarão sujeitos. Um “escorregão” de mão em alta velocidade, por exemplo, pode ser o suficiente para fazer a moto tombar, especialmente nas curvas.

luva para moto

Como deve ser a luva para moto?

Não adianta usar qualquer luva para se proteger sobre uma moto — é preciso usar a luva para moto. Isso porque ela é fabricada com a matéria-prima ideal para conferir proteção às mãos, bem como para garantir resistência e durabilidade ao equipamento.

As luvas off-road, para trilhas, motocross e outros esportes, costumam ser mais resistentes, contando com tecnologia e design de primeira qualidade. São confeccionadas em couro acolchoado, oferecendo maior conforto, proteção, durabilidade e absorção das vibrações do terreno, que se caracteriza por sua irregularidade. Elas costumam oferecer ainda ventilação através de passagem para fluxo de ar, favorecendo a transpiração. Os punhos podem ser fabricados em neoprene, com fecho de borracha e reforço de couro nos polegares. Outros materiais usados em luvas off-road podem ser velcro, silicone (permite melhor aderência ao guidão), clarino e assim por diante.

As luvas street são desenvolvidas para serem usadas dentro da cidade (ou mesmo em viagens), com proteções em plástico, punhos de neoprene, fechamento em velcro, tecido que permite boa aderência.

Seja qual for o modelo, a luva para moto deve ser no tamanho certo, considerando a articulação das mãos, permitindo que se movimentem com facilidade (se a luva atrapalha os movimentos, ela deixa de conferir proteção e pode facilitar os acidentes).

Você usa luva quando pilota a moto?

Se você tem o hábito de desconsiderar o uso de luvas, julgando que não sejam equipamentos realmente necessários para sua proteção, é hora de rever seus valores. Afinal de contas, como já dissemos, se sua mão escorregar do guidão durante um salto de motocross, por exemplo, isso pode ocasionar um grave acidente. Uma luxação pode te impedir de praticar esportes ou sair de motodurante muito tempo.

Seja um verdadeiro “cavaleiro andante” e monte toda a sua armadura, sem esquecer nem um só item: o elmo (capacete), a viseira (óculos escuros), a couraça ou cota de malha (colete), as grevas e os sapatos encouraçados (botas), os protetores de joelhos e cotovelos (joelheiras e cotoveleiras), as manoplas (luvas).

A cada item de uma armadura clássica corresponde um equipamento de proteção moderno. Tenha sua armadura completa e nunca deixe de cuidar bem de seu “cavalo” (sua moto).

Já usa luva para moto com frequência? Aproveite para curtir a página do Zelão no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.