4 atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross

4 atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross

atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross

Os pilotos de motocross devem se preparar bem para o esporte, e esse preparo envolve boa alimentação, descanso e a prática de exercícios físicos específicos. Somente realizando os melhores exercícios, o piloto desenvolverá resistência para encarar e superar os obstáculos em seu caminho durante o tempo necessário.

Veja 4 atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross!

1.  A corrida a pé é um dos exercícios mais tradicionais

Para quem vai correr sobre duas rodas uma boa dica é se preparar correndo sobre duas pernas. Sobre a moto, o piloto utiliza bastante suas pernas para manter domínio sobre o veículo e efetuar as acrobacias.

Por esse motivo, a corrida sempre foi considerada uma das melhores atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross.

Além de ser um dos métodos mais antigos de preparação para diferentes esportes, muitos pilotos de motocross utilizam somente a corrida como forma de exercício cardiovascular.

Comparada a outros exercícios, a corrida exige um tempo mais curto de duração. Além disso, pode ser realizada em diferentes locais e em grupo.

2. A natação é um dos exercícios mais terapêuticos

A natação também está entre as melhores atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross, tendo repercussão nos membros superiores e nos membros inferiores.

Também se constitui em um treino core, ou seja, trabalha bem o conjunto integrado de 29 músculos que servem de suporte à bacia, à pélvis e à região lombar.

O treino core caracteriza-se principalmente por permitir um melhor alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade, por manter pélvis e coluna estáveis enquanto o piloto executa seus movimentos e por produzir força para os deslocamentos do tronco, evitando lesões.

atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross

Para praticar natação, você deve entrar em uma academia ou frequentar um clube com professor. Se já sabe nadar bem, pode praticar até em casa se tiver uma piscina.

Algumas vantagens da natação como exercício preparatório é que ela não causa nenhum impacto nas articulações, aprimora a amplitude dos movimentos dos braços e das mãos e é fácil controlar sua intensidade.

3. A remada também é uma das atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross

Nas academias, a remada é um dos exercícios mais praticados pelos fisiculturistas e adeptos em geral da musculação. Os pilotos, em especial, também praticam muito essa atividade que permite trabalhar todo o corpo e movimentar as pernas da forma que nenhum outro exercício consegue fazer.

A remada, tal como a natação, não prejudica as articulações e, em geral, ainda requer menos tempo que a corrida.

4. O ciclismo pode ser um preparo mais suave para a competição

Praticar ciclismo também ajuda os pilotos a se preparem para motocross. Trata-se de uma atividade que exerce baixo impacto nas articulações e pode ser muito divertida, principalmente se praticada em grupo.

O ciclismo permite controlar com facilidade o ritmo cardíaco e a força, preparando o organismo e o coração para os desafios do esporte.

Esse exercício pode ser praticado na estrada, desde que não esteja chovendo. Para os que desejam um treino mais puxado, o mountain bike (ciclismo nas montanhas) é outra opção.

De modo geral, o ciclismo requer um tempo mais longo de treino e é necessário que o piloto tome cuidados com as lesões, que podem ocorrer em caso de quedas.

Você já pratica essas atividades físicas que melhoram o desempenho no motocross? Costuma praticar outro exercício? Qual? Aproveite para registrar sua dica e seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.