Fumaça branca saindo do escapamento: Quais os 3 possíveis problemas?

Fumaça branca saindo do escapamento: Quais os 3 possíveis problemas?

fumaça branca saindo do escapamento

Fumaça branca saindo do escapamento é bom sinal? Uma moto pode apresentar vários problemas e o motociclista deve estar preparado para lidar com eles.

Não se dispensa o trabalho de um mecânico profissional, mas sempre é bom que o próprio dono compreenda melhor o funcionamento de seu veículo para não ser enganado e para tomar as ações mais apropriadas.

Quando o próprio motociclista é capaz de identificar as causas dos problemas, pode agir de forma proativa, consciente dos custos envolvidos e de possíveis soluções. Se perceber que o problema é passageiro, por exemplo, já evita gastos e deslocamentos desnecessários.

A verdade é que o motociclista precisa agir, muitas vezes, como um “médico”, sendo capaz de diagnosticar os problemas da motocicleta.

Veja quais as possíveis causas quando sai fumaça branca do escapamento!

1. O líquido de arrefecimento do radiador está queimando na câmara de combustão

Quando está saindo fumaça branca do escapamento pode ser que o líquido de resfriamento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão, junto com a gasolina. Esse problema ocorre quando alguma junta do motor apresenta com algum dano, inclusive estando queimada ou corrompida.

Outra forma de identificar se a causa da fumaça branca saindo do escapamento é realmente essa, é verificando se o nível do líquido de arrefecimento está baixando rapidamente.

Você também poderá passar o dedo no escapamento quando ele estiver frio, caso o dedo fique molhado, é sinal de queima do líquido.

A fumaça branca, nesse caso, apresenta um odor característico e o veículo apresenta falhas em sua temperatura.

2. A saída de fumaça branca do escapamento pode ser ar condensado

Quando está saindo fumaça branca do escapamento em situações específicas, a causa pode ser outra.

Por exemplo, se o fato está ocorrendo em dias mais frios ou somente quando o motor é ligado, a causa do problema pode ser a condensação de ar, principalmente se a moto for flex (a etanol, que é o mesmo álcool comum, o álcool etílico).

Queimando um hidrocarboneto (gasolina ou diesel), gera-se um vapor de água. Quando se desliga o propulsor, o frio externo condensa o vapor, saindo um pouco de água pelo escapamento. Elevando-se a temperatura do motor, a água evapora e produz um pouco de fumaça branca.

3. O óleo lubrificante está penetrando na câmara de combustão e queimando com o combustível

Existem casos em que a fumaça branca do escapamento apresenta tons azulados. Trata-se, portanto, de um problema mais grave. O óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão.

O óleo lubrificante penetra na câmara através do espaço disponível entre a parede do cilindro e o pistão. Um indício é o cheiro desagradável de queimado.

Eis alguns motivos para que esteja ocorrendo esse fenômeno:

  • Os anéis de pistão do motor estão gastos (quando a causa é essa, a fumaça sempre aparece, especialmente durante a aceleração);
  • A junta da colaça (cabeça do motor) está danificada e o óleo acaba penetrando na câmara de combustão;
  • O turbo está desgastado e o óleo lubrificante de seu eixo acaba colando no circuito de admissão (a fumaça sai principalmente durante as acelerações fortes;
  • Os retentores de guia de válvula estão desgastados e a fumaça sai pelo escapamento quando se solta o acelerador (dessa forma, gera-se um vácuo nos cilindros e o óleo que escorre pelas válvulas acaba sendo absorvido).

Sua moto já liberou fumaça branca do escapamento? Você passa por esse problema com frequência? Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar suas experiências e opinião com outros motociclistas!

4 comentários sobre “Fumaça branca saindo do escapamento: Quais os 3 possíveis problemas?

  1. Essa questão de a moto fumar eu consegui resolver sem mexer no motor parei de usar óleo mineral e mudei para o semisintetico e parou acredito que o óleo vedou e agora não tenho esse problema

  2. Bom dia ,

    Tenho um fiesta rocam heat 2012 , que quando chega a temperatura media normal acelerando tem saído uma fumaça branca do escapamento . Algumas pessoas me indicaram que pode ser o catalisador , mas desejo uma opinião sobre ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.