Pneus off-road: Conheça 5 modelos para cada pista

Pneus off-road: Conheça 5 modelos para cada pista

pneus off-road

Pilotos da off-road precisam selecionar bem os acessórios para sua moto, garantindo, assim, o bom desempenho dela nas trilhas. Os pneus, sem dúvida, fazem uma grande diferença para o veículo, visto que a banda de rodagem acaba sofrendo um desgaste muito maior.

Conforme a pista que será percorrida, vale a pena escolher os modelos mais apropriados de pneus off-road.

Confira a seguir 5 modelos que você poderá usar na prática do esporte!

1. Pneus off-road para solos mais duros

Se as trilhas que você costuma encarar apresentam piso duro, os pneus off-road recomendados são aqueles com cravos maiores, mais próximos uns dos outros. Os solos duros são aqueles com muitas pedras, terra batida e, em alguns casos, até ruas pavimentadas.

Como em solos duros os cravos têm mais dificuldades de penetração, a tração é obtida através da aderência da borracha. Sendo assim, quanto mais ampla for a área de contato com o solo, melhor será a aderência do pneu — por isso, os cravos são maiores e mais próximos entre si.

Exemplo de pneu para solo mais duro: pneu off road 100/90-19 57m Sorpion MX Extra-X – Pirelli.

2. Pneus off-road para solos mais macios

Este modelo de pneu é recomendado para trilhas cujo solo seja macio, coberto por lama, terra fofa ou areia. Possui cravos menores e mais distantes uns dos outros.  Os gomos menores cravam mais fundo no piso macio por causa de sua área menor. Com essa penetração, os pneus off-road oferecem uma tração muito boa.

Pneus assim são indicados para motocross (pistas de terra), para dias de chuva ou para corridas na areia (rally nas dunas é uma boa opção).

Exemplo de pneu para solo mais macio: pneu off-road 80/100-21 Scorpion Mx Mid Soft 32 – Pirelli.

3. Pneus off-road para pisos intermediários

Este modelo de pneus off-road busca um meio termo entre os pisos macios e os pisos duros. Dessa forma, exercem boa tração em ambos os tipos de solos. Os cravos são de tamanho médio e apresentam espaçamento também médio entre si.

Em alguns trechos, os cravos são maiores, em outros, menores. Conforme vai rodando, o pneu traciona bem: ora no solo macio, ora no duro.

Exemplo de pneu para solo intermediário: pneu off-road 80/100-21 51r MC5 – Metzeler.

4. Pneus off-road para trilhas muito longas em terrenos irregulares

Além dos modelos acima, que resumem todas as principais características dos pneus off-road, você pode considerar o modelo com cravos maiores e mais espaçados entre si. Este é um modelo eficaz para percorrer trilhas muito longas, cheia de brejos, lamaçais, atoleiros, oferecendo boa tração em terrenos molhados e movediços. Contudo, ele apresenta menor aderência em solos de terra batida.

Se a trilha apresentar muitos buracos, trechos enlameados, áreas prejudicadas pela erosão, esse modelo é o ideal.

Exemplo de pneu para qualquer tipo de terreno: pneu off-road 80/100-21 AC10 – Michelin.

5. Pneus off-road para pistas de corrida e para as ruas

Este modelo de pneu apresenta cravos menores e próximos uns dos outros.  Geralmente, as empresas fabricantes colocam esse modelo em motos trail. Sua recomendação é a seguinte:

  •        60% para utilização em off-road;
  •        40% para utilização em street/on  road.

Exemplos de pneu para viagens com trechos off-road: Pneus Heidenau.

Quais são os modelos de pneus off-road que você prefere? Quais os tipos de pista que mais percorre? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.