Você sabe como surgiu o motocross? Entenda a origem dessa modalidade!

Você sabe como surgiu o motocross? Entenda a origem dessa modalidade!

Zelão Você sabe como surgiu o motocross Entenda a origem dessa modalidade

O motocross combina tudo o que há de mais emocionante entre as competições sobre duas rodas: motocicletas off-road e um circuito desenvolvido especialmente para aumentar a adrenalina.

Dentre todas as modalidades, de arenacross até os enduros, o motocross exige que o piloto se prepare intensamente para o momento da corrida. Isso porque o seu corpo e equipamento devem resistir aos grandes impactos que acontecem durante a corrida.

Independentemente da categoria, o motocross desperta paixão e conquista o público justamente pelos riscos que oferece. Apesar de todos os avanços tecnológicos para que equipamentos e motocicletas possam ter um desempenho cada vez melhor nas provas, nem sempre foi assim. Você sabe como surgiu o motocross? Entenda a origem dessa modalidade.

Como surgiu o motocross: Inglaterra no século XVIII.

A maneira como surgiu o motocross é muito próxima da invenção das motocicletas. Isso porque desde os primeiros modelos desenvolvidos na Inglaterra, elas já eram usadas em pistas cross country. O formato da corrida ainda não era o que conhecemos hoje. A velocidade era reduzida, as manobras eram basicamente curvas mais ou menos fechadas, e os pilotos eram protegidos por capacetes quase que decorativos. Mas a motivação permanece apesar do passar do tempo: a busca pela adrenalina.

As regras, pontuações e o vencedor

Enquanto atualmente vence a prova quem chegar primeiro, nem sempre o vencedor do motocross era necessariamente o piloto mais rápido. Isso porque o resultado das provas era determinado de acordo com a pontuação e número de faltas cometidas por cada piloto. Nessa época o esporte ainda não era reconhecido ou nomeado como motocross. Quem determinava o vencedor da prova era um conjunto de fiscais que se posicionavam ao longo de todo o circuito e avaliavam o desempenho de cada participante.

Início na Europa e popularização nos Estados Unidos

A história sobre como surgiu o motocross que conhecemos atualmente está ligada à difusão do esporte na Europa. Isso porque a primeira competição internacional foi realizada na França, em 1939, e com ela veio a necessidade de padronizar as provas, regras e participações dos pilotos. Apesar disso, ainda foram necessários muitos anos até que as corridas fossem popularizadas, o que aconteceu somente nas décadas de 50 e 60, mas ainda restritas ao continente europeu. A partir da década de 60, os Estados Unidos passaram a receber pilotos europeus e a trabalhar para desenvolver a categoria.

Como surgiu o motocross no Brasil

Dos Estados Unidos para o Brasil foram cerca de 20 anos de diferença. Assim como surgiu o motocross em outras regiões do mundo, no país as categorias ainda eram muito precárias. Após a popularização do esporte na América do Norte, o Brasil passou a receber pilotos estrangeiros que introduziram as manobras mais agressivas ao estilo de pilotar.

O motocross, assim como as demais modalidades esportivas, surgiu como uma opção de entretenimento e diversão. Com o passar dos anos, a modernização dos equipamentos e motocicletas e aperfeiçoamento da técnica aplicada pelos pilotos, ele atingiu o status de esporte. Atualmente, ele reúne montadoras e fãs da adrenalina em torno de diversas modalidades e competições ao redor do mundo.

Você costuma acompanhar o cenário do motocross no Brasil? Conte nos comentários quais são as suas provas preferidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.