Quais as características desejadas em uma bota de motociclismo?

Pilotar com os equipamentos de segurança é fundamental para evitar acidentes e garantir que você esteja protegido em sua moto. Um desses equipamentos indispensáveis para a segurança são as botas, e para que ela seja eficiente, é importante que tenha algumas características, seja para a cidade ou ainda para as trilhas.

Separamos as características mais importante nas botas de motociclismo.

Tipo de material da bota de motociclismo

As botas de motociclismo têm como principal função proteger em quedas, então é preciso que elas sejam feitas de material resistente para que sejam eficientes. Dessa forma, o melhor material para as botas é o couro. Ele possui espessura suficiente para não deixar que o pé seja atingido e raspe no asfalto por exemplo, em caso de acidentes na estrada. O couro também é um material que protege o piloto de forma mais eficiente do frio em viagem, e pode ser usado tanto por homens quanto pelas mulheres.

Altura do cano

O comprimento do cano é outra característica importante, mas que depende do uso das botas de motociclismo. Para quem pratica off road é importante que o cano seja longo, chegando próximo aos joelhos, isso porque, nesta modalidade é mais comum que a perna seja atingida por galhos, pedras e quedas, assim, a proteção é mais eficiente em uma extensão maior. Já quem pilota no dia a dia ou ainda em viagens, pode optar por canos mais baixos pouco acima do tornozelo, protegendo as articulações dos pés de quedas e também de impactos fortes.

Tipo de fechamento

As botas de cadarço não são muito indicadas para quem pilota, principalmente em viagens e trilhas, isso porque elas podem acabar desamarrando e enrolando no pedal ou na corrente, podendo inclusive causar acidentes. O ideal é que as botas de motociclismo sejam de travas no caso do off road, que permitem colocá-las e tirá-las mais facilmente, mas que não correm o risco de se soltaram nas trilhas. Já para quem viaja, o ideal são as botas fechadas, com abertura apenas elástica.

Protetor de câmbio

A proteção de câmbio é uma importante característica nas botas de motociclismo, pois além de proteger os pés, ele também dá maior durabilidade à bota, pois protege de possíveis danos que o câmbio pode causar ao calçado.

Particularidade das botas de motociclismo off road

Nessa categoria de pilotagem, a bota necessita de algumas características extras, como a articulação no tornozelo, por causa do comprimento do cano, assim, é possível ter melhor desempenho em manobras nas pistas de off road. Outra importante característica das botas para este estilo é a proteção extra na frente, que deve ter sempre o bico reforçado para absorver impactos de batidas, assim, os dedos dos pés ficam mais protegidos de lesões.

Estar sempre com os equipamentos de segurança, como as botas de motociclismo é fundamental, seja no dia a dia, em viagens ou em trilhas. Você tem uma bota de motociclismo preferida? Compartilhe com a gente pelos comentários qual é a sua e quais as características que mais te agradam nela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.