3 dicas de mecânica básica para iniciantes em off-road

3 dicas de mecânica básica para iniciantes em off-road

Zelao-3-dicas-de-mecanica-basica-para-iniciantes-em-off-road

O off-road é uma das modalidades que mais ganham simpatizantes atualmente. A busca pela aventura e pela sensação de liberdade é um dos principais chamarizes desse estilo. Porém, não basta pegar a sua moto e cair na trilha. É preciso cuidado. Cuidado com integridade física, com a segurança e com a motocicleta são fundamentais para quem deseja se aventurar no estilo off-road. Cuidado com a moto, aliás, é um dos principais itens de atenção para um bom motociclista. Dicas de mecânica básica são fundamentais para o seu sucesso nas trilhas e no off-road em geral.

No texto a seguir, veremos as principais dicas de mecânica básica para você cair na trilha e se apaixonar ainda mais pelo off-road. Com segurança, é claro!

Dicas de mecânica básica: ajustes de itens reguláveis

A primeira dica de mecânica e para a motos antes de você pegar a trilha é ajustar as peças de sua motocicleta. Ajuste e regule o guidão, sabendo que o ideal é um pouco a frente, os manetes, sempre um pouco abaixo do guidão, os pedais de freio e de marcha e a altura dos garfos na mesa. Nesse item, aliás, tenha em mente que quanto mais acima eles ficarem ajustados, melhor o desempenho da moto em curvas de baixa. Porém, em alta velocidade, o desempenho pode piorar.

Dicas de mecânica básica: acertando as suspensões

Regular as molas e a suspensão das motos, apesar de seu um item bastante útil na preparação de sua moto para o off-road, muitos não dão a atenção necessária para isso. Porém, esse é um ajuste que pode mudar completamente a sua experiência no off-road. Como a suspensão não oferece apenas conforto para o motorista, decidimos incluí-la na lista de dicas de mecânica básica. Ela é um importante elemento de segurança, responsável pela estabilidade e equilíbrio das motos.  Não disse que era fundamental para andar de moto nas trilhas, onde o equilíbrio e o conforte têm que andar juntos, se complementar?

O parafuso de compressão e a porca para compressão em alta velocidade da suspensão traseira ficam na parte de cima do amortecedor e o parafuso do retorno na inferior. Já para a dianteira, a compressão pode ser em cima e o retorno em baixo. Uma dica importante: o ajuste deve ser feito com a moto sobre um cavalete.

Recomendamos, portanto, que antes de cair na trilha o motociclista deve regular a tensão da mola da suspensão, assim como a hidráulica do amortecedor. Vai te ajudar no passeio!

Dicas de mecânica básica: de olho nos cabos

Uma das principais dicas de mecânica básica para todo motociclista, seja on ou off-road, é conhecer todos os cabos que existem nela. Os cabos também precisam de revisão e ficam necessariamente próximos de suas peças correspondentes. Ou seja, o cabo de freio, está próximo à saída do freio, o de embreagem, perto da embreagem, e assim por diante. Fique atento à vida útil de cada um deles e evite ficar na trilha por conta de um cabo estourado.

Com esse texto, a ideia era lhe dar mais segurança para cair na trilha novamente. Com essas dicas de mecânica básica você poderá se aventurar com segurança e sem medo de ficar parado por problemas na sua moto. Acesse o nosso blog e veja quais equipamentos necessários para a prática do off-road!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.