5 dicas básicas de mecânica que todo motociclista precisa saber

Zelão - 13 de janeiro - 5 dicas básicas de mecânica que todo motociclista precisa saberEntender o básico sobre os elementos e funcionamento da moto é fundamental para os motociclistas, isso porque esse conhecimento certamente irá poupar algumas idas desnecessárias ao mecânico e ainda evitará que você seja enganado. Além disso, você saberá reconhecer melhor o que se passa com sua moto, em caso de barulhos estranhos e outros problemas.

Alguns itens são básicos para que você entenda a mecânica da sua motocicleta. Separamos aqui cinco dicas básicas de mecânica que todo motociclista precisa saber. Confira!

Conheça os cabos

Uma das primeiras dicas básicas de mecânica para sua moto é conhecer os cabos presentes nela e realizar as revisões necessárias. Os cabos estão localizados próximos a cada um dos itens aos quais correspondem. São eles: os freios, embreagem e o acelerador. Dessa maneira fica fácil de encontrá-los e identificá-los.

A função do filtro de ar

Outro elemento da mecânica da moto importante é o filtro de ar. Existem três tipos de filtros de ar, são eles: o esportivo, a esponja e o papelão. Uma das dicas básicas de mecânica nesse caso é você sempre observar no manual de qual tipo de filtro sua moto tem. O filtro de ar é extremamente importante, pois é ele o responsável por limpar as impurezas que poderiam ir para o motor. Neste caso, o tipo de manutenção que você deve aplicar variam de acordo com o tipo de filtro.

Cuidados com o motor

O motor é a peça chave da sua moto. Sem ele nada funciona bem e ainda existem diversos riscos em circular sem que ele esteja em pleno funcionamento. Assim, uma das principais dicas básicas de mecânica para cuidar do motor é observar o nível do óleo.

O tipo de óleo que você deve usar também consta no manual da sua moto, mas certifique-se de verificar regularmente o nível. Afirmamos isso porque, se ele ficar a baixo do recomendado pode causar danos irreversíveis. Verifique também as recomendações do manual da sua moto sobre a substituição do óleo.

A função da vela de Ignição

A vela de Ignição é uma peça fundamental no funcionamento da sua moto. Ela é responsável por queimar o combustível. Por sua utilização constante, é um item que necessita manutenção regular, por isso verifique no manual da sua moto a indicação de quilometragem para substituição.

Além disso, confira se a sua moto conta com uma vela quente, fria ou intermediária. Esta definição refere-se ao desempenho em diferentes velocidades, sendo o quente, por exemplo, recomendado para a primeira partida.

Conheça os rolamentos

Os rolamentos são responsáveis pela direção da moto. Dessa maneira, sua manutenção se dá principalmente em torno dos óleos, já que manter os níveis desses itens em dia significa deixar sua moto mais macia, assim como melhorar a dirigibilidade. Não reconhecer os cuidados com o rolamento pode acarretar o travamento das rodas e por isso essa é uma das dicas básicas de mecânica para todo motocicilsta.

Você conhece bem sua moto? Leia sempre o manual e tente por conta própria, conhecer os itens que compõem sua moto, isso pode ajudar não só a conhecer amecânica como também os cuidados necessários com cada item. Quer receber mais dicas para cuidar da sua moto? Assine nossa newsletter e saiba das novidades.

Um comentário em “5 dicas básicas de mecânica que todo motociclista precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.