Os 5 mitos mais populares sobre motos

Biker driving a motorcycle rides along the asphalt road.

Muitos mitos sobre os cuidados com a moto surgem de hábitos de alguns proprietários que acabam repassando a ideia para outros motociclistas. Mas nem sempre é bom seguir esses mitos, eles podem causar sérios danos a sua moto.

Separamos alguns dos mitos mais populares sobre motos, para você não acreditar mais neles. Confira!

Emergências e freios

Um dos mitos mais populares sobre motos é o de que em freadas emergenciais e nas curvas é mais seguro utilizar apenas o freio traseiro. Além de ser um mito, realizar freadas desta forma pode acabar causando um acidente. Nesses casos a tendência é que a roda traseira saia do percurso.

O que você deve ficar atento nesses casos é para a proporção da freada, em uma emergência na reta, deve-se frear utilizando 70% o freio dianteiro e 30% o traseiro – na curva esta proporção pode ser invertida. Não se esqueça que o freio dianteiro deve ser sempre utilizado junto ao traseiro.

Cobrir o filtro de ar com meia fina

Alguns dos mitos mais populares sobre motos às vezes soam quase como conselhos malucos. Um deles é o de utilizar uma meia fina de náilon no filtro de ar ou ainda deixá-lo aberto para aumentar a potência da moto. Os efeitos alcançados com isso podem ocorrer exatamente do contrario ao esperado, pois a potência depende de outros fatores relacionados ao motor.

Nestes casos o que pode ocorrer é um aumento da subida de giro, que sozinha não garante melhor desempenho – além disso, as chances de seu motor ter a vida útil diminuída aumentam significativamente. Assim, mantenha sempre o filtro original no lugar e em boas condições de limpeza.

Pneus novos são encerados

Existe um mito em torno dos pneus novos sobre a utilização de cera quando saem da fábrica, porém isso não procede. O que acontece é que, ao serem retirados das formas, é utilizado um produto desmoldante para facilitar a retirada dos pneus, dessa maneira eles ficam com a superfície mais lisa. Porém com pouco tempo de uso eles já adquirem a textura mais rugosa, tornando-se mais aderentes. Apesar de ser um mito, é bom conduzir com cuidado ao utilizar pneus novos na sua moto.

Motor de moto não precisa ser amaciado

Um dos mitos mais populares sobre motos é sobre o amaciamento do motor. Ao retirar sua moto da concessionária, ou da oficina após o motor ser retificado, é importante pilotar com mais calma, sem atingir grandes velocidades nos primeiros quilômetros.

Os primeiros 150 Km merecem mais atenção, é importante não passar da metade das rotações nas faixas vermelhas, ou seja, se a zona vermelha começa em 10 mil rpm, não ultrapasse os cinco mil inicialmente. Até atingir os 300 km não passe de dois terços de RPM. Além disso, só atinja o máximo de rpm quando chegar aos mil quilômetros rodados. Esses cuidados irão garantir a durabilidade do motor da sua motocicleta.

Capacete tem validade

Outro item da lista dos mitos mais populares sobre motos é sobre a validade dos capacetes. A grande verdade é que capacetes não possuem data de validade, o que não significa que sejam insubstituíveis. O que pode ocorrer são deformações causadas por quedas, que afetam a função de proteção do equipamento. Por isso, é sempre importante ficar atento a  superfície do capacete, para verificar se existem rachadura ou problemas similares.

Você já caiu em algum dos principais mitos sobre motos? Conhece algum outro? Conta pra gente pelos comentários. Acompanha as novidades do mundo automobilístico pelo blog? Assine nosso newsletter e fique por dentro das novidades para sua moto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.