Os 8 problemas mais comuns das motos off-road e como evitá-los

Pilotar no estilo off-road é encarar aventuras em trilhas e desafios diversos a serem transpostos em suas viagens que invariavelmente são feitas por caminhos isolados com condições agressivas.

Para isso, você piloto precisa ficar atento a problemas que podem ocorrer com as motos off-road e precauções a serem tomadas para evitá-los!

Rompimento do Cabo do acelerador

Rompimento do cabo é um problema que pode acontecer a qualquer momento em motos off-road. Para evitar isso, a lubrificação do cabo do acelerador é fundamental antes de realizar uma trilha. Desta forma, a chance de quebra será reduzida consideravelmente. Mantenha um cabo reserva na bagagem caso tenha que fazer a substituição.

Quebra da corrente de transmissão

A quebra da corrente de transmissão das motos off-road pode ocorrer por desgaste, má lubrificação ou até mesmo por uma emenda solta na corrente. Para estes casos devem ser adotadas as seguintes medidas preventivas:

  • Revisar periodicamente a corrente, avaliando sua condição e proceder a regulagem se for o caso;
  • Proceder a limpeza e lubrificação periódica;
  • Ter sempre uma emenda reserva como precaução e poder substituir a que se soltou, para permitir a troca da corrente posteriormente;
  • Utilizar somente correntes de boa qualidade originais de fábrica.

Furar os Pneus

Furar o pneu é uma situação muito comum e provável em trilhas para motos off-road, pelas próprias condições dos locais. Manter pneus em bom estado de conservação e com condições de rodagem é fundamental para reduzir este risco.

Dê preferência a pneus sem câmara, por serem mais práticos e resistentes furos mais fáceis de rodar caso ocorra algum acidente de trajeto. É prudente ter sempre em sua bagagem, um spray reparador para um rápido conserto, caso o pneu acabe furando, porém ele não funciona para rasgos no pneu.

Vazamento do Radiador

Vazamentos no radiador podem ocorrer por quedas das motos off-road ou por danos por pedras que venham a atingi-lo.

Para minimizar este risco é importante instalar um protetor de radiador, que inclusive melhorará a refrigeração da moto ao preservar o radiador.

Tanque de combustível, cárter e elementos da suspensão das motos off-road

Danos a estes itens podem ser causados por quedas, por serem atingidos por pedras, galhos de árvore e até mesmo a ação da poeira sobre os elementos da suspensão.

Podem ser utilizados os seguintes itens que protegerão e reduzirão os riscos de problemas:

  • Protetor de tanque: Evita danos em caso de quedas;
  • Protetor de cárter: Protege em caso de choques com pedras ou galhos;
  • Protetor de bengala: Para evitar impactos de materiais e até mesmo o excesso de poeira que pode prejudicar este componente e os retentores;
  • Protetor de disco: Resguarda contra pedras que o atinjam e tem a finalidade ainda de auxiliar a manter a limpeza do sistema de freio e a preservar o disco e pastilha.

Quebra do Cabo da Embreagem

Para motos off-road que não possuam embreagem com comando hidráulico, pode acontecer, eventualmente, a quebra do cabo de embreagem em uma viagem.  Efetuar avaliação constante sobre como esta o funcionamento da embreagem e efetuar sua lubrificação periodicamente, são ferramentas importantes de prevenção.

É sempre prudente ter na bagagem um cabo reserva que poderá substituir aquele rompido.

Tenha em mente que uma boa manutenção preventiva, o uso de peças genuínas e de qualidade , assim como adotar peças de proteção para a moto, permite reduzir o risco de problemas para possibilitar trilhas mais seguras.

Você tem estas preocupações ao pilotar suas motos off-road? Interaja com um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.