9 dicas para conduzir a sua moto com segurança na estrada

Tirar a moto da garagem e cair na estrada para uma viagem ou apenas um passeio de fim de semana pode garantir momentos de muita aventura. Para que a experiência só tenha pontos positivos é importante colocar a segurança em primeiro lugar, evitando acidentes que podem arruinar o passeio já que dirigir na estrada é diferente de dirigir na cidade. Com isso, confira nove dicas para conduzir a sua moto com segurança na estrada.

Faça uma revisão antes de conduzir a sua moto com segurança na estrada

Antes de pegar a estrada faça uma revisão completa na moto para que sua viagem seja completamente segura. O processo não toma muito tempo e pode prevenir problemas na estrada.

Confira a lanterna, o farol, o motor, se está na hora de fazer a troca do óleo de lubrificação e os pneus, que devem estar em perfeitas condições para o caso de pista molhada devido à chuva.

Pesquise sobre o trajeto

É importante que você também tire um tempo para pesquisar sobre o trajeto que será feito antes de conduzir a sua moto com segurança na estrada, conhecendo o tipo de pavimento e se há postos de ajuda ao longo do caminho. Conhecer de forma básica onde você está indo também o ajudará a não se perder no trajeto. Anote referências e se possível faça um mapa para se guiar.

Utilize roupas apropriadas

Além de utilizar roupas apropriadas para pilotar sua moto, como luvas, calça de tecido grosso e jaqueta de material adequado, é importante fazer o uso de vestimentas que contem com detalhes reflexivos para que outros motoristas possam visualizar você em caso de neblina ou à noite.

Evite viajar em horários de muito calor

Planeje sua viagem para horários em que o clima não esteja muito quente. Pilotar com o sol a pino só causará cansaço e até mesmo uma insolação. Por isso, prefira pegar a estrada nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, aproveitando para apreciar a paisagem.

Mantenha-se hidratado

Manter-se hidratado durante todo o percurso irá garantir que você seja capaz de cconduzir a sua moto com segurança na estrada sem imprevistos, por isso não se esqueça de levar uma garrafa d’água para ser cheia sempre que possível. A alimentação também é importante por isso procure ingerir alimentos leves como frutas e outros alimentos naturais. Quanto mais longa for a sua viagem, maior a necessidade de cuidados.

Cuidado com ultrapassagens

Tome cuidado com ultrapassagens e só faça se for completamente seguro, ou seja, estando em pista reta e que possui acostamento. Nunca faça esse tipo de manobra em trechos com curva, pois a visibilidade é comprometida.

Mantenha o farol ligado

Para evitar acidentes também é de extrema importância manter o farol da sua moto ligado o tempo todo para que outros veículos enxerguem você. Essa prática é ainda mais importante em momentos de pouca visibilidade ou quando começa a escurecer, por isso não se esqueça de manter a sinalização para garantir sua segurança.

Não pare no acostamento

O acostamento só deve ser usado em caso de acidentes ou se a parada for extremamente necessária – e nesse caso você deve ligar o pisca alerta antes de estacionar. Utilizar o acostamento sem necessidade pode provocar acidentes, por isso o melhor é evitar. Se precisar parar para descansar, procure um posto de gasolina ou uma parada.

Respeite a sinalização e o limite de velocidade

Respeitar a sinalização da estrada e o limite de velocidade são dicas que não devem ser deixadas de lado ao conduzir a sua moto com segurança na estrada. Fique atento a indicações de curvas, trechos perigosos e animais na pista, por exemplo.

Correr muito também não é uma boa opção, especialmente em estradas que você não conhece e que sejam mais movimentadas. O ideal é manter um ritmo constante e que não seja muito abaixo do limite de velocidade.

Seguindo algumas dicas para conduzir a sua moto com segurança na estradavocê fará o passeio com muito mais tranquilidade e poderá aproveitar cada momento sem preocupações. Tem alguma dica de segurança para a estrada? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.