Macacão para motociclistas: Como escolher

A proteção do corpo e a segurança ao guiar devem ser dois aspectos que todo motociclista deve levar em conta na hora de andar com sua possante. Tronco e cabeça devem estar muito bem protegidos, a fim de evitar sequelas sérias em caso de acidentes. Contudo, nem todos os macacões oferecem bons materiais e as características de que você precisa.

Na hora em que for comprar um macacão para andar de moto, é bom tomar alguns cuidados e fazer a melhor escolha, a partir de uma boa análise das características que vamos citar a seguir. Considere alguns critérios antes de realizar a compra! Confira dicas quentes para comprar seu macacão para motos!

Escolhendo o material

Qual o melhor material para seu macacão para motos: o couro ou o poliéster? O couro é matéria orgânica, tem alta amplitude térmica, não é impermeável (ou seja, absorve água e umidade, tornando-se mais pesado) e exige certos cuidados, como: evitar deixá-lo ao sol, usar creme hidratante para conservá-lo, aumentando a sua durabilidade; cobri-lo com uma capa em dias de chuva. Ele ainda tem a vantagem de suportar bem altas temperaturas e dificilmente se rompe.

Já o poliéster, ou couro sintético, é impermeável, mas pode derreter diante de temperaturas muito altas. É um material versátil que pode ser usado em momentos e locais diferentes. A sua escolha vai depender muito do seu perfil de pilotagem.

Escolhendo a marca

Como sempre, a marca exerce influência na escolha do macacão para motos. Isso depende da identificação de cada usuário com determinada marca. Existem muitas marcas, com suas peculiaridades e preços. Avalie a marca, considerando os benefícios que o produto oferece. Há diferentes marcas, como: R2L; 100% Go Ahead; Tutto; Arlen Ness; M-Tech; Spyke. Todos eles oferecem modelo com ventilação e sem ventilação.

Número de peças do macacão

Essa é mais uma decisão que envolve o conforto individual do usuário. Há motociclistas que se sentem bem usando macacão para motos com zíper; outros já consideram o macacão para motos integral a melhor escolha.

De um modo geral, o macacão para motos duas peças é mais confortável e versátil, podendo ser retirado durante as paradas ou em momentos convenientes (por exemplo, quando a temperatura estiver mais alta). Contudo, se for praticar corridas, é mais aconselhável o macacão para motos integral, pois o de duas peças pode abrir o zíper em alguma queda e tornar o corpo mais vulnerável.

Outros pontos a analisar

Considere outros pontos ao escolher seu macacão para motos. Algumas características que variam entre os modelos de moto são:

  • Ajuste ao corpo, causando mesmo incômodo (mais anatômicos);
  • Maior proteção aos cotovelos, ombros e antebraços;
  • Maior resistência à água e ao calor;
  • Mais adaptáveis às variações de climas e temperaturas;
  • Podem ser providos de forros removíveis.

A relação custo x benefício

Como sempre é importante comparar preços entre diferentes lojas e comparar ainda o valor do macacão para motos com as vantagens que oferece. Nem sempre o mais barato é o melhor. O melhor é o que cumprir de forma mais eficaz a sua finalidade. Às vezes, a economia pode custar mais caro – principalmente, quando se trata de um equipamento que está protegendo a sua própria integridade física e a sua vida.

Avalie bem os preços e os benefícios: talvez, seja melhor pagar um pouco mais e comprar um produto melhor. Leve em conta também que, algumas vezes, o melhor produto oferece melhores preços também. Se, realmente, não puder pagar mais caro, opte por aquele que apresenta mais vantagens em conformidade com seu valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.