5 cuidados para evitar acidentes de moto

Zelão - 7 de setembro - 5 cuidados para evitar acidentes de moto

Diariamente é possível ver um número imenso de registros de acidentes no trânsito envolvendo motos. De acordo com uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, a Vigitel, o gasto no Sistema Único de Saúde do Brasil, apenas em 2011, devido acidentes envolvendo motos chegou a 200 milhões de reais. Essa é uma perspectiva alarmante e a falta de consciência no trânsito é a grande responsável.

Esse pequeno veículo está muito mais propenso a colisões e a falta de conscientização sobre uma direção defensiva – partindo especialmente dos pilotos de moto – precisa mudar. É possível sim percorrer trajetos com motosde todos os portes sem nenhum tipo de riscos. Há cuidados que são importantes e valem serem lembrados sempre que for sair de casa. Listamos cinco cuidados que você deve ter para evitar acidentes de moto. Confira!

Tenha uma moto em boas condições para o trânsito

Tudo bem que essa regra vale para todos os tipos de veículos, mas um acidente de moto causado por danos mecânicos deixará o condutor muito mais em risco, pois esse veículo não conta com a proteção comum que os carros – como carcaça, airbags, cintos de segurança – tem.

Por esse motivo mantenha a revisão de motor, pneus, marchas, suspensão, freios, luzes, óleo e o que for suficiente para que sua motocicleta rode bem pela cidade, em dia!

Consciência no trânsito é indispensável

Obedecer sinais, limites de velocidade, faixas e tudo o que for necessário conta bastante para a sua segurança no trânsito. O que é bem comum de se ver em acidentes de moto noticiados em jornais e na TV a falta de consciência que os condutores tem no trânsito. Na maioria das vezes eles andam além do limite de velocidade, avançam sinais e furam a fila de carros.

Use sempre lanternas e espelhos para evitar colisões

O pisca-alerta não é tão utilizado no trânsito como deveria. Ele está ali para mostrar ao motorista, que está posicionado logo ao seu lado, que você mudará de faixa ou fará uma conversão. Apesar de ser uma sinalização importante para a segurança no trânsito, poucos fazem uso desse cuidado ao trocar de faixa ou fazer uma conversão.

Por mais que você não tenha um carro visível e próximo à sua moto, vale sempre indicar essa mudança na sua direção para evitar acidentes de moto. Assim, se aparecer um veículo repentinamente na sua lateral, a velocidade pode ser reduzida em tempo de não haver um acidente grave.

Os espelhos também são funcionais e importantes. Jamais ande no trânsito sem prestar atenção nos retrovisores da sua moto. Além de olhar sempre que for realizar algum movimento com a moto em trânsito, não esqueça de manter o espelho sempre regulado com a altura dos seus olhos.

Não use aparelhos eletrônicos enquanto pilota

Não é tão comum ver pilotos de moto mexendo no celular enquanto dirigem, mas isso é possível de acontecer. Mesmo com os fones de ouvido, é bom evitar atender ligações e ouvir música enquanto pilota sua moto.

Guarde o celular e, de preferência, deixe-o no silencioso e sem o vibra call. Quando terminar o trajeto, então veja se alguém o procurou e, somente então, responda suas mensagens e ligações.

Evite atrasos em compromissos

O velho “pé na tábua” geralmente vem seguido de um acidente de moto. Se você está atrasado para algum compromisso, é muito mais agradável chegar fora de hora do que colocar a sua vida em risco. Então o ideal é programar suas atividades para não correr esse risco. Se pegar um trânsito na hora do rush, também não adianta querer ultrapassar todos os carros para tentar chegar mais cedo, pois o risco de acidentar-se é o mesmo!

Com a ajuda desses cuidados, você vai evitar acidentes de moto! Ande sempre com segurança! Se conhece mais alguma dica que vale a pena entrar para a lista acima, deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.