14 termos do motociclismo que todo iniciante deve conhecer

14 termos do motociclismo que todo iniciante deve conhecer

Zelao-14-termos-do-motociclismo-que-todo-iniciante-deve-conhecer

Cada atividade tem suas próprias expressões, seus termos específicos que, para os leigos, parecem sem sentido. Existe uma linguagem peculiar a cada atividade ou profissão, a cada lugar, região, país e assim por diante. No universo domotociclismo, não é diferente. E quem deseja integrar esse mundo, deve ter conhecimento de certos termos que são importantes para a comunicação e o entendimento nesse meio. Confira a seguir alguns importantes termos do motociclismo, agrupados em 14 indicações, e enriqueça seu vocabulário!

Beijar o chão

Expressão que significa cair da moto. Usa-se ainda as expressões vaca (tomada de empréstimo aos surfistas), virar asfalto, ralar a goiaba.

Cachorro louco

Motociclista que anda muito rápido no trânsito, de forma audaciosa e perigosa.

Canelas

Hastes (em número de duas) que fixam a roda dianteira. Uma alusão às “canelas” humanas.

Carenagem

Estrutura plástica que cobre algumas partes da moto (motor, fiação e outras).

Cilindrada

É um dos termos do motociclismo mais usados. Cilindrada é uma palavra que se refere à potência do motor. Isso porque quanto maior for a capacidade cúbica dos cilindros da moto, tanto maior será a força para deslocá-la. Dessa forma, uma moto de muitas cilindradas, é uma moto mais potente. Do termo “cilindrada”, surgiram outros termos do motociclismo, como Motão (moto de alta cilindrada) e Motinha (moto de baixa cilindrada). Motinha também pode se referir a um veículo muito usado ou a uma moto de iniciante.

Corredor

Corredor é um dos termos do motociclismo que significa o espaço em que os motociclistas se movem entre os carros.

Costurar

Mover-se entre os carros, principalmente quando o movimento é em ziguezague, e a intenção é reduzir a espera no trânsito.

Mata-cachorro

Refere-se à estrutura de aço que serve para proteger o motor e a carenagem da moto ou escapamento (quando é colocada em sua parte posterior).

Pinhão

Disco dentado de pequeno porte que se fixa em um eixo que sai direto do motor. Através da rotação do pinhão (transmitida à roda traseira da moto pela corrente), o veículo se movimenta. Outro nome para ele é pião.

Prego/piloto

Prego é um dos termos do motociclismo usados para designar um mau motorista, aquele que costuma cair do veículo e causar danos a ele, principalmente por causa de atitudes imprudentes (ou seja, um cachorro louco é um candidato perfeito a prego). O mau motorista também pode ser chamado de sarapão ou touro louco (motoboy). Em contrapartida, piloto designa o motorista que dirige bem.

Quadro

Carro tem chassi, moto tem quadro. É a estrutura em que a moto é montada, o seu esqueleto.

Rede

É, de fato, uma rede elástica composta por 6 ganchos. Sua finalidade é o transporte de objetos presos no tanque, no banco ou na churrasqueira. É mais um dos termos do motociclismo que tem mais de uma denominação: a rede também é chamada de aranha.

Scooter/street/off-road

Termos do motociclismo usados para definir modelos específicos de moto, usados para certas atividades e esportes:

  • Scooter: moto de baixa cilindrada usada principalmente em trajetos pequenos;
  • Street: moto de design mais simples, banco para garupa, muito utilizada dentro da cidade;
  • Off-road: moto esportiva, com design mais apurado, muito usada fora das pistas, em terrenos acidentados que geralmente apresentam muitos obstáculos.

Termos do motociclismo para moto velha

Bicheira, blay blade, caidinha, carniça, imundície, lacraia, lata velha, perebinha, perereca, ratona.

São esses alguns termos do motociclismo mais usados. Porém, existem muitos outros que, aos poucos, o iniciante vai aprendendo. E você, qual deles mais emprega no seu dia a dia? Deixe um exemplo de termo utilizado por motociclistas que não está na lista e que você conhece.  Comente abaixo e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.