10 dicas para manter sua moto off-road bem conservada

10 dicas para manter sua moto off-road bem conservada

moto-cross-214928_1280

Se você é dono de uma moto off-road, esse post é para você. Preparamos um artigo incrível com dicas para manter sua máquina conservada por mais tempo. Esperamos contribuir com sua vida de piloto e ampliar seu repertório de cuidados! Não se esqueça de interagir conosco no fim do post e de compartilhar o conteúdo com os amigos!

#1. Cuidado com a forma como dá partida na moto

Evite acelerar com o motor ainda frio. O mais recomendável é que você deixe sua moto off-road funcionar em marcha lenta por alguns minutos até que atinja aproximadamente 40 graus, e só depois acelerar.

#2. Atente-se à forma como troca as marchas

É muito importante que você passe as marchas no tempo certo, sincronizando corretamente a rotação. A ideia é evitar trancos no câmbio e embreagem, o que em médio e longo prazo pode prejudicar sua máquina.

#3. Velocidade é bom, mas precisa de cuidados com o motor

Outra dica é sempre acelerar e desacelerar o motor de forma progressiva, sem mudanças bruscas de velocidade. É bom antecipar as ações sempre que possível e não frear bruscamente.

#4. Mantenha os pneus calibrados

Uma prática essencial é manter os pneus sempre calibrados, pois isso evita esforço extra do motor e previne desgastes excessivos da banda de rodagem. Não use pneus de má qualidade e não abuse com cravos gastos.

#5. É preciso se atentar à qualidade da gasolina

Muita gente acha que não, mas a qualidade da gasolina influencia muito no tempo útil da motocicleta. Então, o conselho é que você procure abastecer sua moto off-road somente em postos que forneçam combustível de boa qualidade. Opte pelos de bandeira.

#6. Troque o óleo com regularidade

É preciso manter certa regularidade na troca do óleo do motor, bem como o filtro correspondente. A substituição deve ser feita após o trânsito em locais alagados ou com muita poeira. Também realize a troca quando notar se há alterações de cor no lubrificante, quando estiver esbranquiçada (contaminação com água), ou esverdeada (outros elementos).

#7. Componentes descartáveis

Os componentes descartáveis devem ser trocados regularmente, principalmente quando você realizar trilhas com sua moto off-road em locais sujeitos a muita fuligem, poeira e maresia. Mantenha sempre limpos os filtros de ar e combustível.

#8. Verifique bateria e componentes elétricos

É sempre bom verificar regularmente a carga da bateria e o nível de solução (se necessário). O objetivo para prevenir sobrecargas e esforços extras no sistema elétrico. Faça sempre revisões com eletricistas especializados em motos (se possível e modelos off-road).

#9. Lave sua moto com frequência

Lave sua moto com frequência, retirando cuidadosamente sujeiras, como poeira, resíduos de lama e outros tipos. A lavagem pode ser feita em casa, com shampoo específico, uma bucha e água na corrente. Ou, se você preferir, eleve até o lava-jato mais próximo.

#10. Proteção extra

Uma boa dica para garantir proteção extra para sua moto off road é sempre lubrificar o motor com óleo, usar desengripante em pontos de ferrugem, pulverizar vaselina nas partes metálicas e usar graxa na corrente.

E você, o que faz para manter sua moto off-road bem conservada? Se tiver alguma dica para completar nossa lista, aproveite o espaço para comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.