Você é um motociclista ou motoqueiro?

Se você tem uma moto e pilota frequentemente, se considera um motociclista ou motoqueiro? A grande dúvida sobre a nomenclatura adequada para os apaixonados pelas motos é uma questão delicada. Há quem se ofenda em ser chamado de motoqueiro, pois o termo muitas vezes é usado em sentido pejorativo, como ofensa no trânsito.

E você, é um motoqueiro ou um motociclista? Separamos algumas diferenciações entre os termos para você descobrir em qual melhor se enquadra. Confira!

Origem da segregação entre os termos

A diferenciação de motoqueiros e motociclistas surgiu nos anos 1980, quando entrou no mercado um novo tipo de profissão, os entregadores sobre duas rodas. A diferenciação dos nomes surgiu para distinguir bons e maus comportamentos no transito. Assim os motoqueiros eram aqueles que usam suas motos como ferramenta de trabalho, que não respeitavam as leis de transito e se sentiam os donos da rua. Por outro lado, os motociclistas eram os que usavam as motos como forma de lazer, com motos de aspecto mais poderoso que as demais, em motos grandes e caras.

Quem anda na linha: motociclistas

Considera-se motociclista o piloto apaixonado por motos, que veem nesse veículo muito mais que um meio de transporte, mas uma forma de lazer, de aproveitar bons momentos. O motociclista é aquele que utiliza sua moto de uma forma segura, educada e de acordo com as regras de trânsito.

Geralmente, os que se autodenominam motociclistas compartilham a paixão com grupos chamados moto clubes. A moto é uma forma de promover amizades, passeios em grupo e conhecer pessoas e lugares, A união de pessoas de diferentes classes sociais e profissões em torno de uma mesma paixão é uma marca dos motociclistas.

O outro lado: motoqueiros

motoqueiro por sua vez, normalmente é rotulado como o lado negativo de quem anda de moto. São aqueles que andam de forma arrogante no trânsito, sem respeitar os demais veículos nem mesmo as leis. Além disso trafegam sem respeitar o espaço dos outros motoristas e por vezes são acusados de arrancar retrovisores, arranhar carros.

De uma forma mais extrema, pode ser feita uma analogia com as gangues de motoqueiros americanos, responsáveis por rixas que muitas vezes acabam em confusões nos Estados Unidos. No Brasil, não existem grupos deste tipo, as más ações costumam ocorrer isoladamente no trânsito das grandes cidades.

Como identificar motoqueiros e motociclistas

Muitas pessoas se autodenominam motociclistas, mas tem atitudes de motoqueiros, por outro lado, muitas pessoas que utilizam as motos além da função de lazer e são classificados como motoqueiros, mas tem boas atitudes no trânsito. Assim, muitas vezes, pregar o bom comportamento ou ainda fazer parte de um moto clube e nas ruas ter atitudes contrárias e um sinal de que na verdade se age como um motoqueiro. O contrário também é possível: existem pessoas que pregam uma direção ofensiva, mas que na realidade respeitam as leis de trânsito e a vida alheia enquanto estão nas ruas.

E você se considera um motoqueiro ou motociclista? Não importa de que forma você se denomina, sua moto tem que estar sempre bem equipada, você encontra na Zelão Racing os melhores itens para pilotar com estilo e de forma segura!

Confira nossos modelos de capacete, jaqueta motociclista, calça motociclista, macacão motociclista, capa de chuva moto e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.