Vai viajar de moto? Confira 7 dicas para fazer a revisão da máquina

A manutenção periódica da moto é fundamental para garantir seu bom desempenho. Mas é sempre, antes de viajar de moto, fazer a revisão para alguns itens específicos que apresentem maior desgaste e riscos de problemas. Confira 7 deles!

Confira o óleo

Cheque o nível e condições de viscosidade do óleo lubrificante completando-o ou substituindo se for o caso. Avalie o estado do filtro de óleo, garantindo que esta em boas condições.

Numa manutenção preventiva adequada, a troca destes itens é realizada regularmente conforme estabelece o manual de manutenção, porém devem sempre ser checados antes de viajar. Avalie também as condições do filtro de ar identificando a necessidade de sua substituição antes de viajar de moto.

Teste os freios

Verifique se os freios estão devidamente regulados e lubrificados, apurando o nível de fluido de freio no caso de motos com sistema hidráulico. Avalie se as pastilhas de freio estão adequadas ou se encontram-se gastas, substituindo-as antes de viajar de moto em caso de não se apresentarem adequadamente seguras.

Confira as Luzes

Confira se o sistema elétrico está funcionando adequadamente antes de viajar de moto, analisando as luzes do painel, farol, lanterna, setas e freio. Caso apresentem problemas, faça a substituição das lâmpadas imediatamente, para assim, evitar riscos de acidentes.

Avalie o Kit de relação

Teste o conjunto de corrente, pinhão e coroa, verificando se não está apresentando folgas na corrente, que possam comprometer este conjunto. Uma relação gasta pode te jogar no chão e colocar sua vida em risco.

Não se esqueça de avaliar outros itens gerais

Realize a lubrificação de cabos de acelerador e embreagem, avaliando também a suspensão e os amortecedores, reapertando porcas e parafusos e conferindo o estado de conservação das velas. Estes também são cuidados necessários para a garantia de boa viagem sem problemas.

Fique atento ao estado dos pneus e rodas ao viajar de moto

Avalie o estado dos pneus e verifique se estão em condições de viagem, se não se encontram muito gastos o que permitiria maior risco de esvaziarem por ocorrência de furos devido a materiais perfurantes.

Não se esqueça que pneus carecas amentam o risco de derrapagens, não apenas sob chuva, mas também por não apresentarem a aderência necessária para rodarem. Observe se o pneu apresenta indícios de objetos presos que podem ocasionar furos, verifique a condição dos raios das rodas garantindo e adequado o funcionamento.

Importante conferir a calibragem dos pneus, identificando se estão de acordo com o indicado no manual. Cheque o alinhamento e balanceamento das rodas para garantir uma direção mais segura e que evite o desgaste indevido dos pneus.

Verifique a fixação da placa

Para fechar a lista de cuidados antes de viajar de moto, aconselhamos que você não esqueça de conferir a fixação da placa traseira, cuidando de que ela esteja corretamente fixada, evitando perda na viagem e também multas.

Cabe destacar que os itens aqui descritos abrangem a forma adequada de uma boa revisão antes de viagens, porém dependo do tipo de moto e o tempo de uso da mesmo, pode ser que alguns itens estejam novos e não necessitem de uma avaliação tão detalhada. Mesmo assim é bom estar atento e verificar tudo com detalhes, garantindo que tudo corra bem em suas viagens.

Existe algum outro item que você considera importante na hora de revisar sua moto para a viagem? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.