Vai viajar com alguém na garupa? Veja como tornar essa experiência mais confortável

Vai viajar com alguém na garupa? Veja como tornar essa experiência mais confortável

Mature Couple Riding Motor Scooter Along Country Road

Viajar de moto é uma experiência incrível, o vento, as paisagens deslumbrantes da estrada, uma forma de se conectar com a paixão de pilotar, sem se preocupar com engarrafamentos e o estresse da cidade. Uma experiência solitária. Será que encarar a estrada de motocicleta é mesmo uma experiência solitária? Nem sempre precisa ser assim, alguns pilotos e garupas acreditam ser uma jornada desconfortável, mas existem alguns truques que podem transformá-la em algo prazeroso e seguro.

Confira as dicas para viajar com alguém na garupa de forma confortável e prazerosa.

Converse com o garupa antes de viajar

Algumas pessoas não tem a menor ideia de como seja pilotar uma moto, nem mesmo como é a sensação de estar na garupa. O primeiro passo para viajar com alguém na garupa é explicar como ela deve se portar durante a viagem, onde deve segurar, quando deve se inclinar junto com o piloto.

Além disso, deve explicar como a moto se comporta na estrada, se inclina muito em determinadas curvas, o que deve fazer em caso de freadas e outras lições básicas para quem está com você.

Equipe seu companheiro de viagem

Uma das principais queixas de quem viaja na garupa é o frio durante o trajeto, mesmo que seja verão, o vento dá a sensação mais fria, desta forma, é importante alertar para os tipos de roupas mais confortáveis e seguras. Quando for viajar com alguém na garupa, aconselhe a ela a usar calça, blusa de manga longa ou jaquetas e sapato fechado, além de proteger da temperatura, dá uma proteção melhor em caso de queda.

Encosto traseiro

Para quem pretende viajar com alguém na garupa, é bom se preparar, pois é possível que seu companheiro acabe depositando parte do próprio peso em você, por não ter em que encostar. Além disso, a experiência pode acabar rendendo dores nas costas ao passageiro, para evitar tais desconfortos opte por colocar um encosto traseiro, pois além de deixar o garupa mais confortável ele ajuda a dar mais suporte para quem está atrás e não precisa se apoiar tanto no piloto.

Existem muitas opções de encostos, você só tem que encontrar um que seja compatível com sua motocicleta e pegar a estrada. O Givi TB231 por exemplo, é indicado para Dafra Citycom 300, mas certamente existe algum compatível com a sua motocicleta.

Baús para viajar com alguém na garupa e carregar a bagagem

Viajar com alguém na garupa significa muito mais que uma boa companhia para a estrada, mas também malas em dobro. Assim, é indispensável equipar sua moto com um baú espaçoso, mas nem sempre um apenas é capaz de carregar tudo, para tornar a viagem mais confortável, evitando as mochilas nas costas, opte por complementar o baú traseiro com baús laterais.

Não deixe seu garupa dormir

Viajar com alguém na garupa pode ser uma experiência ótima, mas mantenha seu companheiro de viagem acordado. Pode parecer absurdo, mas há quem cochile durante percursos muito longos, por isso, é bom ficar atento ao seu garupa e fazer algumas paradas no trajeto. Dormir com a moto em movimento pode colocar os dois em perigo na estrada.

Agora é só escolher o destino e convidar aquela boa companhia pra viajar. Você já teve alguma experiência em viajar com alguém na garupa? Compartilhe conosco pelos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.