Vai fazer trilha e acampar? Confira essas 4 dicas

Vai fazer trilha e acampar? Confira essas 4 dicas

Zelão Vai fazer trilha e acampar Confira essas 4 dicas

Cair na estrada em busca de aventuras e sentir o vento no rosto é o objetivo de fim de semana da maioria dos motociclistas. Podem ser as trilhas próximas a sua cidade, ou regiões mais distantes que exigem uma maior infraestrutura. O importante é sentir a adrenalina e ter novas experiências. Já pensou em planejar uma viagem longa para cair na estrada e aproveitar os dias de folga? Se você está pensando em fazer trilha e acampar no final do dia, confira essas quatro dicas para aproveitar melhor os momentos de descontração.

Equipamentos de segurança para a moto e para a barraca

O motociclista já está acostumado com todo o equipamento de segurança da moto. Desde o capacete, passando pelas luvas e até mesmo o traje que será usado durante a trilha. O que muitos não lembram é que para fazer trilha e acampar, a lista de equipamentos aumenta.

Um dos mais importantes é o isolante térmico, que deve ser colocado entre o chão e o saco de dormir. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, durante o sono o corpo troca mais calor com o chão do que com o ambiente a sua volta. Por isso, se não quiser passar frio durante a noite, certifique-se de levar um isolante térmico específico.

Água e comida suficientes para todo o tempo

Antes de fazer trilha e acampar, é fundamental que todos saibam onde estão as fontes de água potável ao longo do trajeto. Não é raro que não existam esses lugares e os motociclistas tenham que levar grandes quantidades de água e alimentos para o acampamento. Além da água necessária para a hidratação durante todo o dia, lembre-se de que ela será necessária para cozinhar as refeições e até mesmo fazer a higiene pessoal.

Caso existam fontes de água ao longo do percurso, reserve um espaço na bagagem para produtos que tornam a água potável. Essa pequena atitude pode livrar todo o grupo de doenças que muitas vezes encurtam a viagem.

Pense no clima para fazer trilha e acampar

Assim como o isolante térmico para dormir, é fundamental que o motociclista esteja equipado de forma a evitar que o corpo perca a temperatura. Isso porque muitos até gostam de viajar com o clima mais ameno e até frio (melhor que o calor excessivo). Mas a verdade é que o corpo humano não é feito para ficar em baixas temperaturas durante muito tempo e isso pode trazer consequências para a sua saúde. Pode tomar chuva, mas leve o equipamento necessário para manter a sua temperatura corpórea sempre confortável.

Aprenda a montar a barraca corretamente

As barracas são feitas para abrigar uma ou mais pessoas mesmo em situações adversas. Mas para que ela funcione perfeitamente e não te deixe na mão, é importante que ela esteja montada corretamente. Se necessário, antes de fazer trilha e acampar, monte a barraca em casa e certifique-se de que você conseguirá fazê-lo quando chegar ao seu destino.  Uma barraca mal montada pode ser pior que dormir ao relento.

Fazer trilha e acampar é um excelente programa para o fim de semana, feriado prolongado e até mesmo durante as férias. Escolha um local que ofereça condições mínimas de segurança. Busque informações com outras pessoas que já fizeram essa mesma aventura. Acima de tudo, não subestime a natureza ou superestime as suas capacidades. A segurança é fundamental para que o seu passeio termine com apenas boas memórias.

Conte nos comentários para onde você gostaria de ir fazer trilha e acampar e para mais dicas, acesse nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.