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Vai comprar uma moto usada? Descubra o que você deve verificar antes

 

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Quem gosta de motocicleta e decide adquirir uma, seja para o uso pessoal, no dia a dia, ou para o lazer, acaba sonhando sempre com uma moto zero quilômetros. Porém, quem pretende economizar pode, e deve, apostar em uma moto usada. O mercado de motos usadas, aliás, movimenta milhões de reais no Brasil todos os anos. Porém, há alguns requisitos a serem checados antes de comprar uma moto usada. No texto a seguir, veremos dicas básicas para você escolher a sua moto usada sem se preocupar com a possibilidade de ganhar uma dor de cabeça.

Como se trata de um mercado de alta rotatividade, onde o motociclista costuma trocar de moto em um período menor do que acontece com os carros, há muitas motos seminovas disponíveis. A primeira dica para quem deseja comprar uma moto usada é efetuar a compra em concessionárias autorizadas e lojas de renome. Porém, há alguns itens que precisam ser checados e é isso que revelaremos nas próximas linhas!

Vai comprar uma moto usada? Cheque a documentação!

O primeiro item a ser checado é a documentação. Afinal, com o grande número de furtos e roubos de motos, é sempre bom estar ciente de que a moto está realmente dentro da lei. Através do número do Renavam, você poderá verificar dados do atual proprietário, saber se há alienação, se tem multas, pedidos de busca e apreensão, etc. Você pode fazer esse levantamento pela internet, sem custos, no site do Detran. Antes de comprar, quando for vistoriar a moto, também é importante verificar a aparência da marcação do chassi e o lacre da placa. Se houver qualquer tipo de adulteração nesse número, a compra deve ser descartada.

Pessoalmente, olhe cada detalhe: de estética à mecânica

É comum encontrarmos motos seminovas com baixa quilometragem. Porém, atente-se: isso nem sempre é sinal de moto nova. No caso das motos esportivas, por exemplo, um modelo pode ter rodado pouco e estar e condições ruins. Se o atual dono gosta de se exibir com a moto, fazendo manobras como o “grau” ou o “RL”, por exemplo, você pode logo ter problemas na embreagem ou na suspensão. Verifique se ambas estão em boas condições.

A mecânica também precisa ser avaliada. Para verificar se um motor está realmente saudável, dê a partida com ele 100% frio. Se ele não pegar facilmente, sem ruídos metálicos, você pode ter certeza que o motor está bom, sem folga excessiva em componentes como o virabrequim/bielas, os pistões e o sistema de válvulas. A fumaça também é um sinal a ser verificado. Após ligar o motor e a moto aquecer, o escapamento não deve emitir muita fumaça. Se a fumaça for azulada e aumentar com a aceleração, a moto está queimado óleo do motor, sinal de motor cansado, fim de vida. Quer comprar uma moto usada, não esqueça de checar esses itens e evite a dor de cabeça futura!

De olho no óleo

A vareta do óleo do motor pode ser um grande aliado para você verificar a condição do veículo quando for comprar a sua moto usada. A tonalidade e a consistência certamente revelarão o estado do motor. Se o óleo estiver claro demais, significa que ele possa ter sido recém trocado.  Para verificar se o motor está bom através do óleo, faça o seguinte teste: pingue uma gota de óleo no dedo e analise a consistência: se parecer graxa e sujar seus dedos demais é óleo velho ou com especificação errada. Óleo com cheiro de gasolina também é sinal de motos cansado.

Será que a moto já foi desmontada?

Como já dissemos, o problema do roubo ou do furto de motos é muito grande no Brasil. Com isso, cresce o comércio de peças em um mercado paralelo. Pensando nisso, uma das dicas importantes é checar se a moto já foi desmontada e se as peças são realmente as originais dela. Ao comprar uma moto usada, você deve analisar isso com cuidado. Parafusos e porcas são seus grandes aliados nessa missão. Se o metal dessas peças parecer bem mais novo do que as outras partes metálicas ao seu redor, desconfie! A parte inferior da moto, onde fica o cárter é outra que pode te dar sinais de que a moto foi desmontada. Por estar próxima do solo, marcas de raspadas na peça são aceitáveis, porém, marcas de amassados ou de remendos por solda podem ser maus sinais.

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