Segurança é tudo: descubra o que indispensável para sua integridade física

Apesar de ser um dos veículos mais usados, a moto oferece diversos riscos ao seu usuário – principalmente se for mal conduzida ou não forem utilizados os equipamentos de segurança necessários. Para conservar sua integridade física, é necessário seguir algumas “regras”, usar certos acessórios.

Veja o que é fundamental para sua saúde enquanto guia a sua moto!

Capacete

Sem dúvida, é o equipamento mais famoso no que se refere à integridade físicado motociclista. É tão importante que seu uso tronou-se obrigatório. O capaceteprotege uma parte bastante vulnerável de nosso corpo quando se anda de moto: a cabeça. Por isso, deve-se sempre escolher um capacete de bom material (como fibras), com viseira ampla e confortável.

Calçados adequados

Nada de calçados abertos. Se deseja realmente preservar sua integridade física, use, de preferência, tênis resistentes ou botas. Pés estão expostos aos riscos do contato direto com o cano da moto, bem como aos atritos em geral e perigos de quedas.

Existem tênis específicos para andar de motos, bem como botas apropriadas (podem ser de cano curto ou longo). As polainas são muito eficientes contra a chuva. Botas de couro geralmente suportam bem as intempéries (e existem até capas para botas). Evite os calçados com cadarços, que oferecem o risco de se enroscar.

Jaquetas

As jaquetas protegem a parte superior do corpo do vento, da sujeira, dos impactos em geral (inclusive em quedas ou choques). Não é um acessório tão caro. A jaqueta pode ser de couro ou poliéster. Há modelos ventilados (para o verão e temperaturas elevadas) e os impermeáveis (para inverno e temperaturas baixas). Quanto mais elevado o nível de proteção oferecido, maior será o valor da jaqueta. De modo geral, elas apresentam reforços nos cotovelos, ombros e costas.

Luvas

Apesar de toda sua eficiência, as jaquetas não protegem as mãos. Para melhorar ainda mais o nível de proteção ao seu corpo, use sempre luvas. Luvas de couro ou cordura protegem bem da chuva e do frio, mas podem incomodar no calor. Nesse caso, existem luvas feitas de tecido e que apresentam reforços para os metacarpos e palmas das mãos.

Calças resistentes

Como os pés, as pernas também podem sofrer queimaduras e impactos diversos. Recomenda-se o uso de calças de tecido resistente, com costuras reforçadas e proteções adicionais para joelhos e quadris. Se o tempo estiver frio ou chuvoso, o ideal é vestir calças impermeáveis.

O tipo de bagagem ideal para garantir sua integridade física

A bagagem mal conduzida pode oferecer riscos ao motociclista. Prefira asmochilas: elas são mais práticas e existem modelos especiais para motos, com opções de engate (travamento da mochila conta o peito, evitando que ela caia ou seja lançada) e até cobertura impermeável. Esses modelos oferecem o mínimo de resistência, mesmo em velocidades muito altas.

Já anda de moto com segurança? Já respeita a lista de acessórios indispensáveispara garantir sua integridade física? Deixe um comentário! Fale de suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.