5 segredos para guardar corretamente uma moto de trilha

5 segredos para guardar corretamente uma moto de trilha

Zelão 5 segredos para guardar corretamente uma moto de trilha

Os motociclistas amantes da natureza gostam de percorrer trilhas diferentes e, às vezes, bastante complicadas. Cada desafio superado é uma conquista a mais em sua vida esportiva. Contudo, é preciso levar em conta as necessidades de cuidados especiais com sua moto de trilha – afinal de conta, ela está sujeita a diversos contratempos.

Um desses cuidados refere-se à forma correta de guardar o veículo. No inverno, por exemplo, ele pode ficar guardado por um longo período.

Veja alguns segredos para guardar sua moto de trilha adequadamente!

O melhor local para guardar sua moto de trilha

É bom escolher um local adequado, nem muito úmido, nem muito abafado. Arejamento e temperatura equilibrada são fundamentais para evitar oxidação, evaporação de fluidos, complicações com determinadas peças.

A garagem deve oferecer esses requisitos para ser um local ideal. Ao mesmo tempo deve ser limpa e, dentro do possível, protegida contra a sujeira externa.

Limpeza

A limpeza é fundamental depois de percorrer trajetos. A sujeira pode comprometer a vida útil e funcionalidade da moto de trilha. Portanto, lave bem o veículo antes de guardá-lo.  Devem ser tomados cuidados para não usar produtos prejudiciais, que acabam com a pintura e podem enferrujar certas peças. Água e sabão em pó são muito bons, bem como uma esponja daquelas de lavar pratos. Pode alternar o uso do balde e da mangueira.

O processo de secagem também é muito importante. Para isso, pode usar uma flanela apropriada. Lembre-se que a água acumulada e a umidade podem estimular o processo de oxidação.

O uso de cera sobre as superfícies também é recomendável para proteger a moto de trilha da umidade. Óleos específicos são úteis para tirar a lama e lubrificar algumas peças, especialmente a corrente (cujo risco de oxidação e emperramento é maior).

O descarbonizante é outro bom produto que pode ser usado durante a limpeza da moto, retirando sujeira no motor em funcionamento, válvulas e pistões.

Estratégias para evitar sujeira, calor e umidade

Uma maneira alternativa de evitar sujeira e umidade ou calor em excesso, caso a garagem não seja tão bem preservada, é usando uma capa de lona apropriada (especialmente, em épocas frias ou períodos longos de armazenamento). Existem lonas térmicas e impermeáveis, desenvolvidas para proteger contra sol e chuva.

Existem acessórios que protegem contra sujeira e avarias, não somente durante o uso da moto de trilha, mas também enquanto ela estiver guardada. Trata-se dos protetores de: chassi, amortecedor, disco, escapamento, motor, radiador,capas de banco e assim por diante.

Aproveitando o cavalete central

Usar o cavalete central é uma forma de sustentar a moto com segurança, principalmente se for passar muitos dias sem usá-la. Assim, a suspensão e os pneus ficarão mais aliviados. Outra maneira de sustentar a moto de trilha enquanto ela estiver guardada é fazendo uso de blocos de madeira – eles são recomendados principalmente em locais muito úmidos, pois é uma técnica para evitar o contato dos pneus com o chão.

Cuidados com freios, embreagem, motor e baterias

Confira a necessidade de substituição dos fluidos de freios e embreagem antes de guardar o veículo. Com umidade, esses sistemas podem apresentar problemas. É bom conferir também o óleo do motor, pois quando está velho e sujo pode prejudicar vedações de borracha. Se pretende deixar sua moto de trilha guardada por muito tempo, o ideal é drenar o combustível restante e encher o tanque, pois tanques meio cheios acumulam umidade.

Outro ponto a observar são as baterias, cujos cabos devem ser limpos e elas devem ser carregadas. Quanto maior o tempo de armazenamento da moto, maiores deverão ser os cuidados.

Já toma esses cuidados ao guardar sua moto de trilha? O que costuma fazer? Deixe seu comentário nos espaços abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.