Qual Moto devo Comprar para Praticar Motocross?

Qual Moto devo Comprar para Praticar Motocross?

motocross bike increase speed in track

Você vai iniciar sua jornada no motocross e agora deve estar se perguntando qual moto você deve comprar para iniciar a pratica do Motocross.

Geralmente existe uma escala de motos, ou seja, conforme você vai aprimorando sua técnica, você pode comprar modelos que vão se adaptar ao seu estilo de pilotagem. É chamado de Escala de Evolução.

Exemplo: Antes de um garoto que pilota uma 80cc ir para uma 250 4 tempos é necessário que ele passe pela 125 2t, que é a chamada de “moto escola”. É aqui ele vai aprender realmente a andar em uma mx.

Nos Estados Unidos quem utiliza as 125 2t fazem parte da “Scholl Boys”. Por lá existem vários campeonatos para a categoria, como: 125 2t Iniciante, 125 2t Intermediário e 125 2t Profissional. E esses campeonatos são tanto para adultos como para veteranos.

No Brasil a onda das motos 4t existe em proporções maiores, isso se deve ao fato de que muitos não tiveram a oportunidade de começar a praticar motocross cedo. Assim, podemos ver iniciantes em nosso país comprando uma 250f e até mesmo uma 450 (que é a última moto da escala mx.)

Inicialmente alguns podem pensar que é uma vantagem adquirir logo de cara uma 250f, porém, é preciso lembrar que com a facilidade da tocada de uma moto 4t, sua evolução ficará restrita a isso.

Um detalhe importante é que uma moto 4 tempos precisa de um mecânico atento e competente, esse mecânico vai ter que verificar o desgaste das peças no tempo certo.

Você terá prejuízo certo se ficar pendurando a embreagem e estourando o giro. Ah, jamais ligue uma moto 4 tempos no tranco!

Por isso é totalmente indicado que você inicie no nível abaixo dessa escala, comece com uma 125, você que é iniciante vai aprender a maneira certa de pilotar uma mx. Assim, quando você passar para uma 250f você aproveitará bem mais a sua nova moto e o que ela pode oferecer nas pistas ou trilhas.

Se for falar de custo/benefício com relação a manutenção/potência a 250 2t é a melhor nesse sentido, porém vai te exigir muita técnica e preparo físico.

Você não pode esquecer que a moto ajuda, principalmente as que estão acima na escala da evolução do motocross, porém, quem manda é o piloto.

Um outro modelo de motocicleta que tem o custo manutenção baixo em relação a importadas é a 230cc nacional, essas motos são consideradas o começo para os pilotos acima de 15 anos no motocross.
Uma 230cc nacional (TTR/Yamaha ou CRF/Honda) dependendo de como pilotar encara bem uma competição nacional de motocross e também encara muito bem uma pista de velocross.

A vantagem em comprar uma moto 230cc é que você terá diversas opções para se divertir como: enduros, trilhas, veloterras e depois disso comece a encarar pistas de motocross.

Para finalizar, não se esqueça de pensar nessas dicas antes de comprar sua motocicleta para começar a praticar o motocross, pode ter certeza que será de grande utilidade no decorrer da sua caminhada no esporte.

Aproveite e compartilhe essa dica com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.