Qual a melhor idade para iniciar uma criança no motocross?

Qual a melhor idade para iniciar uma criança no motocross?

Zelão Qual a melhor idade para iniciar uma criança no motocross

O Motocross é uma modalidade esportiva de motovelocidade inventada na Inglaterra e praticada em circuitos fechados com piso de terra muito acidentado com o uso de motocicletas do estilo off road.

Criado em 1897, no subúrbio de Londres, o esporte ganhou visibilidade no Brasil na década de 1980, quando os pilotos norte-americanos Rodney Smith e Kenny Keylon desembarcaram no País para disputar as competições nacionais.

Hoje em dia, o Campeonato Brasileiro de Motocross é dividido em oito categorias:

  • 50cc;
  • 65cc;
  • MXJR;
  • MXF;
  • MX3;
  • MX4;
  • MX2;
  • MX1.

A categorias 50cc é disputada por crianças de sete a nove anos, a categoria 65cc por crianças de sete a 12 anos, enquanto a MXJR por pilotos de 11 a 15 anos e por meninas até 17 anos.

No texto a seguir, daremos algumas dicas para você descobrir qual a melhor idade para iniciar uma criança no Motocross. E você, tem coragem de colocar o seu filhão para disputar esse esporte radical? Leia com atenção e veja se seu filho ou filha estão preparados para começar no Motocross.

Idade ideal para a criança no Motocross

Apesar de o Campeonato Brasileiro possuir categorias para crianças a partir dos 7 anos, há competições no Brasil com categorias para crianças desde os cinco anos de idade. Você deve estar se perguntando: mas uma criança consegue pilotar uma motocicleta aos 5 anos? E a resposta, por incrível que pareça, é sim! Existem no mercado motos próprias para os pequenos. Motos feitas com tamanho, peças e cilindradas específicas para as crianças.

Foco na psicologia

Mas um detalhe importante deve estar em pauta se você está pensando em levar seu filho para a disputa do Motocross: o psicológico da criança.

Crianças e adolescentes ainda se encontram em fase de crescimento, com alterações físicas e psicológicas. Por serem imaturas, as crianças precisam de acompanhamento motor e psicológico. À medida que crescem, as crianças desenvolvem melhor o equilíbrio, agilidade e a coordenação motora. Antes de iniciar sua criança no motocross, realize testes clínicos e físicos para avaliar a criança.

Cuidado com os treinos

A carga de treinamento de uma criança no motocross pode variar de 15 a 30 horas por semana, além das competições. Por isso, cuidado com a intensidade dos treinos.

Por ter um gasto calórico grande, a alimentação da criança também deve ser bem balanceada. Verifique também se a estatura, o peso e o IMC (Índice de Massa Corpórea) estão adequados para a faixa etária da criança. E lembre-se sempre: a criança não é um adulto, apesar de competir igualmente.

Lembre-se da segurança

Como todo esporte, o Motocross também possui seus equipamentos de segurança. E a criança também deve usá-los. Capacete, óculos, colete, calça off road, camisa motocross , cinta, luvas, botas, protetor de joelhos e de canela são equipamentos básicos para iniciar uma criança no Motocross.

Gostou das dicas sobre quando iniciar uma criança no Motocross? Pois é, agora é hora de investir nos acessórios e equipamentos! Acesse o nosso site e conheça os melhores equipamentos para você garantir a segurança de seu pequeno nesse ótimo esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.