Primeira trilha de motocross? Veja tudo que você precisa saber!

Primeira trilha de motocross? Veja tudo que você precisa saber!

Zelão Primeira trilha de motocross Veja tudo que você precisa saber

Caso você esteja se preparando para fazer sua primeira trilha de motocross, vale a pena receber algumas dicas. As trilhas são caminhos que oferecem surpresas e o esporte vem aumentando em número de adeptos, tornando-se cada vez mais popular.

Veja agora os requisitos necessários para fazer sua trilha número 1 com êxito!

Escolhendo a moto para sua primeira trilha de motocross

Existem muitas motos disponíveis no mercado brasileiro. As mais usadas nas trilhas de motocross são a CRF 230, XR 200, DT 180 ou 200, TT-R 230 e outras.

Motos de marcas como Honda, KTM e Kawasaki de 250 cc e 450 cc têm elevada demanda pelos trilheiros. A CRF 230 apresenta, em geral, preço inferior ao de outras motos similares.

Considerando que será sua primeira trilha de motocross, não precisa ser uma moto tão potente assim, pois poderá até atrapalhar. Os modelos 4 tempos são indicados por apresentarem um nível baixo de manutenção. Pode escolher uma CRF 230 ou até uma importada, uma seminova ou usada. Lembre-se que essa moto será usada como experiência inicial e, mais tarde, você poderá adquirir um modelo melhor.

Fique atento aos equipamentos de segurança

Esses são fundamentais para que sua experiência seja a melhor possível. Segue a lista dos equipamentos:

  • Capacete para proteção da cabeça;
  • Colete para resguardar o tórax e os ombros;
  • Camisa própria para motocross (deve ser usada sob o colete);
  • Cotoveleiras e joelheiras para proteção dos cotovelos e joelhos, que ficam bastante vulneráveis sobre a moto;
  • Luvas confortáveis e resistentes para as mãos;
  • Calça reforçada e com tecido ideal para não grudar nas pernas mesmo que o piloto fique molhado;
  • Cinta abdominal para melhorar a postura e proteger a região do abdômen;
  • Botas para proteger os pés, evitando especialmente as torções;
  • Óculos para garantir a segurança dos olhos contra o sol, poeira, pedrinhas e outras coisas;
  • Mochila de hidratação para reposição de água no organismo.

Faça trilha em grupo

Outra recomendação para fazer sua primeira trilha de motocross é se juntar a um grupo de trilheiros mais experientes. Nunca faça trilha sozinho, pois acompanhado tudo se torna mais fácil, principalmente se acontecer algum problema no veículo ou você sofrer algum acidente.

Além disso, você pode aprender com a experiência dos outros e seguir por caminhos já conhecidos por eles. Eles podem indicar as melhores trilhas a seguir no começo, as menos complicadas, para só depois entrar nas mais difíceis.

Não fique apavorado

Não fique apavorado, pensando que não vai conseguir. Sendo a sua primeira trilha de motocross, o mais provável é que você se canse mais rápido que os outros e tenha mais dificuldades que eles em vencer os obstáculos. Somente com o hábito de trilhar e o aprendizado profundo das técnicas é que você irá se afirmando mais e mais no esporte.

Se sentir dúvidas, pergunte aos outros pilotos. Fique alerta ao modo como eles se posicionam, como manejam o veículo, as estratégias que usam para driblar os obstáculos.

Esse esporte está se tornando cada vez mais íntimo das famílias. Pais e filhos costumam participar juntos das trilhas e competições. O público que acompanha as corridas da plateia é, em grande parte, formado por parentes e amigos dos concorrentes.

Procure andar sempre em fila e mantendo uma distância segura em relação ao piloto da frente. Não tente fazer manobras arriscadas demais – lembre-se de que é sua primeira trilha de motocross. Procure cumprir os horários e revisar tudo antes de partir de casa.

Faça de sua primeira trilha de motocross um evento seguro e inesquecível! O que achou das dicas? Deixe um comentário sobre o post. Deixe sua dica também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.