4 dicas de como se preparar para sua primeira corrida de motocross

4 dicas de como se preparar para sua primeira corrida de motocross

Zelão 4 dicas de como se preparar para sua primeira corrida de motocross

Para os motociclistas experientes, inscrever-se em uma corrida de motocross é importante para a atualização da sua posição no ranking. Já os iniciantes optam por participar de corridas para testar suas habilidades, além de se acostumarem com o clima de competição. É muito raro que existam chances reais de vitória de um atleta inscrito em sua primeira corrida.

Mesmo assim, é importante ter foco e se preparar com seriedade para esse momento. Confira 4 dicas de como se preparar para a sua primeira corrida de motocross.

Treine bastante e supere suas expectativas

O treinamento para uma corrida de motocross deve acontecer com o auxílio de um treinador profissional. Além de ter mais experiência no assunto, ele representa a visão externa sobre o seu desempenho. Apenas o treinador poderá identificar acertos, erros e evoluções no treinamento.

Procure também treinar com outros motociclistas. Essa experiência pode dar uma boa noção sobre o quão próximos estão os competidores durante uma corrida.

Por fim, e não menos importante, fortaleça a musculatura dos braços, ombros e pernas para que eles possam aguentar bem o impacto da prova.

Monte todo o seu equipamento de segurança

Muitas organizações de corridas de motocross exigem o equipamento de segurança completo. Ou seja: capacetes, luvas, botas etc. A verdade é que a segurança dos motociclistas é um dos princípios fundamentais de todas as competições sérias.

Se estes equipamentos não forem exigidos em provas, procure outra oportunidade para competir, essa atitude diz muito sobre a preocupação com a saúde dos atletas. Antes de competir, cheque se todo o seu equipamento é compatível com as exigências da organização da prova.

Corrida de motocross: alimente-se corretamente

Apesar de ser um esporte praticado sobre rodas, o motocross exige muito da capacidade física dos motociclistas. Isso porque durante uma corrida de motocross são exigidos força, equilíbrio e resistência. Por isso, alimente-se bem antes da prova.

Consuma alimentos leves e carboidratos simples de rápida absorção. Hidrate-se antes da corrida, mas não encha o estômago de água gratuitamente. Após a prova, reponha os sais minerais com bebidas isotônicas.

Revise o trajeto e suas estratégias

Toda corrida de motocross tem um trajeto muito específico, com curvas e obstáculos que exigem abordagens cada vez mais técnicas e estratégicas dos motociclistas. No dia anterior à prova, faça um reconhecimento do local. De preferência, e se possível, faça o trajeto a pé antes de percorrê-lo na moto. Observe atentamente quais habilidades serão testadas em cada etapa da prova. Entenda como você pode potencializar as suas capacidades em cada um desses momentos.

Ao mesmo tempo, procure estudar os adversários. Saiba quais são seus pontos fortes e fracos, e principalmente, como você poderá derrota-los.

A sua primeira corrida de motocross será um momento para ser lembrado. Ele representa o início do treinamento, o começo das experiências em competições e o desenvolvimento da sua maturidade emocional durante provas esportivas. É importante estar atento à todas as regras, boas práticas e recomendações feitas pela organização da prova. E mais importante que qualquer outra coisa. Na noite anterior ao teste, durma bem e descanse o corpo.

Você costuma participar de corridas de motocross? Conte nos comentários quais são os seus hábitos que antecedem a prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.