Precisa de um baú para a sua moto? Veja como escolher o seu

O baú da motocicleta é um dos recursos mais úteis na hora de expandir os compartimentos. Ele pode ser usado como instrumento de trabalho ou ainda por quem precisa carregar muita coisa ao se deslocar. Mas na hora de comprá-lo sempre surgem algumas dúvidas sobre o que deve-se levar em conta para escolher o ideal.

Alguns itens fazem toda diferença na hora de escolher, por isso separamos o que você precisa saber para comprar um baú para sua moto.

Avalie a utilização

finalidade do baú para sua moto irá influenciar diversos itens, como tamanho, formato, posição e outras características. Assim, antes de começar a pesquisar as opções, tenha claro o que você precisa, se é algo para o trabalho, para viagens ou para o dia-a-dia.

Pense no tamanho ideal

O tamanho deve ser avaliado criteriosamente, para atender sua necessidade de forma confortável para sua moto. Existem baús de diversos tamanhos, dos mais compactos aos super espaçosos.

Assim, quando você for comprar analise antes do que você precisa, caso opte por um baú super espaçoso, uma das melhores opções é o New Maxia Tech – Givi, que comporta até 55 litros, mais que a maioria dos baús que comportam em média 45 litros.

Avalie os materiais disponíveis

Não se compra um baú para sua moto todos os dias, por isso, é importante levar em conta o material com o qual ele é feito. Não adianta comprar um produto de qualidade baixa, que terá uma vida útil menor que o esperado. Existem dois materiais básicos na principal marca de baú do mercado brasileiro, a Givi: o Monokey e o Monolock. O primeiro é importado e feito com material espesso que aguenta uma carga maior, já o segundo é de fabricação nacional, com material mais fino e que consequentemente, suporta menos peso.

Se você for utiliza-lo em viagens longas, opte pelo Monokey, V46N – Givi. Mas se você precisa de um baú apenas para o uso urbano, um dos melhores custo/benefício é o Compact E29 – Givi, feito com material monolock.

Cheque os itens de segurança

O refletor traseiro, presente em algum baús é um item fundamental para ampliar a segurança da sua moto. Opte pelo refletor quando sua utilização for feita  principalmente  em trajetos noturnos, porque ele irá ampliar a visibilidadeque outros motoristas tem da sua motocicleta. Um dos baús com refletores mais eficientes é do V47N – Givi, além do tamanho, o formato do item, estendendo-se até parte da lateral, amplia sua segurança significativamente.

Escolha entre baú lateral ou traseiro

Outro ponto fundamental que deve ser levado em conta é o tipo de baú que você precisa: lateral ou traseiro. Geralmente os baús traseiros são mais utilizados, mas a opção pelo lateral pode ser uma boa escolha, principalmente se usado de forma complementar.

No dia-a-dia o traseiro é mais recomendado, pois o lateral pode acarretar alguns transtornos no trânsito. Mas quando for pegar a estrada não pense duas vezes para acoplar os laterais. Uma ótima escolha é o Keyless E41NN – Givi, com capacidade para 41 litros, o correspondente a 2 capacetes.

Nossas dicas te ajudaram a escolher o baú para sua moto? Deixe seu comentário contando qual é o item determinante para sua escolha. Quer ficar por dentro de mais novidade sobre duas rodas? Assine nossa newsletter e recebe as novidades do mundo automobilístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.