Entenda por que Valentino Rossi é tão veloz

Entenda por que Valentino Rossi é tão veloz

 Zelao-Entenda-por-que-Valentino-Rossi-e-tao-veloz

Valentino Rossi é um piloto consagrado de motociclismo. Já conquistou muitos títulos mundiais de MotoGP. Tem nove campeonatos mundiais de motociclismo, sete deles na principal categoria. Está na lista dos 20 desportistas mais bem pagos de todo o mundo. Valentino Rossi é de origem italiana e já recebeu quatro nomeações para o prêmio de Desportista Mundial do Ano. Conheça um pouco mais sobre esse vencedor e entenda porque ele é tão veloz!

As vitórias

Valentino Rossi, conhecido como “Vale”, foi campeão pela MotoGP/500cc nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009, sendo vice nos anos de 2000, 2006 e 2014 e terceiro lugar em 2007 e 2010. Pela MotoGP/250cc, ele foi campeão em 1999 e vice em 1998. Pela GP/125cc, Ross conquistou o título em 1997 e teve uma 9ª colocação em 1996.

Paixão pelas motos

Valentino Rossi, filho de um ex-campeão de motociclismo, começou sua carreira com os karts, passando depois para as minimotos. Como era de se esperar, as minimotos levaram às motos. Valentino precisava de uma moto mais potentepara desenvolver-se no esporte e conseguiu uma Cagiva Mito de 125cc em 1993, mas o veículo foi destruído na primeira curva, cerca de 100 metros após a partida.

Após o conserto, novo acidente: dessa vez, na segunda curva. Mas, a experiência ia servindo para aperfeiçoar as habilidades de Valentino. Sua primeira temporada no Campeonato Italiano de Produção Desportiva ajudou-o a melhorar suas capacidades, canalizando seu potencial e conquistando uma pole position na última prova, onde terminou no pódio. No ano seguinte, com uma Mito de fábrica, ele ganhou o título italiano.

125cc e 250 cc

Com a moto 125cc da Aprilia, Valentino Rossi aprendeu a controlar um veículo de maior velocidade. No campeonato mundial de 1996, terminou em 9º lugar na classificação geral. No ano seguinte, venceu 11 corridas das 15 disputadas. De 150cc, ele passou para 250cc, conquistando o 2º lugar em 1998, com apenas três pontos atrás do campeão. Em 1999, ele conquistou o título, colecionando cinco pole positions e nove vitórias.

Honda, Yamaha e Ducati

Contratado pela Honda, Valentino Rossi competiu contra Max Biaggi em 2000, guiando uma NSR500. Terminou a temporada em 2º lugar, uma posição à frente de Biaggi. Seguiu-se um próspero período de vitórias até que, em 2004, passou para a Yamaha, onde permaneceu até 2010. Depois de passar dois anos na Ducati, retornou à Yamaha em 2013, conquistando o 2º lugar em 2014 e 2015.

Design do capacete

O design de seus capacetes variou muito, sempre ligado a uma forte simbologia. Há modificações do sol e da lua, simbolizando os dois lados de sua personalidade. O capacete da AGV apresenta o rosto alegre de Rossi, expressando a alegria que ele sente ao correr em Mugello.

Características de Valentino Rossi

Valentino Rossi é um dos mais seguros pilotos de MotoGP, com poucas quedas. Ele é muito hábil na capacidade de gestão em tempo real das mudanças na situação, sejam inesperadas, sejam repetidas. Além de coragem, muita ousadia e paixão pelo que faz, ele é um piloto de mente analítica, que aprende com a experiência e com os erros, aliando inteligência a uma grande sensibilidade humana e técnica para gerir as tecnologias do complexo meio da MotoGP.

Valentino é capaz de contextualizar, avaliando o seu desempenho e o dos outros na evolução da corrida de modo a identificar as falhas dos oponentes e desenvolver o máximo de si para superá-los. Trata-se de traçar estratégias aplicáveis ao esporte, fruto de um treino diário, de análises calculistas e psicológicas, de muita criatividade e capacidade de inovação.

Já conhecia a história desse piloto? Deixe seu comentário e sua opinião sobre Valentino Rossi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.