Por que uma boa noite de sono vai te ajudar a pilotar melhor?

Por que uma boa noite de sono vai te ajudar a pilotar melhor?

Zelão Por que uma boa noite de sono vai te ajudar a pilotar melhor

Se você é piloto, sabe o quanto pode ser desgastante guiar uma moto, seja no trânsito urbano, seja em pistas, seja em trilhas ou competições. O motociclista precisa cuidar bem de sua saúde, só assim estará preparado para desenvolver sua atividade com eficiência e, acima de tudo, segurança.

Veja por que uma boa noite de sono ajuda o piloto a ter melhor desempenho na moto!

Pilotar requer equilíbrio

Todos sabem que a moto é um veículo bem mais vulnerável que os outros, como automóveis e caminhões. Por mais bem equipado que o piloto esteja, ele precisa manter o equilíbrio de seu corpo e da própria moto para evitar acidentes.

Certamente, se ele não teve uma boa noite de sono, seu equilíbrio está seriamente comprometido. O quesito “equilíbrio” é fundamental quando se trata de motos. Ao contrário dos carros, que permitem maior flexibilidade nesse ponto, o motociclista está com seu corpo totalmente exposto. Quanto maior a exposição, maior será a necessidade de equilíbrio.

Pilotar requer concentração

Outro ponto a considerar é a necessidade de concentração enquanto guia sua moto. Não importa o local, a concentração é fundamental. Em áreas urbanas de tráfego intenso, há imensos perigos no que se refere a outros veículos (motos, automóveis, caminhões, ônibus) pedestres, sinalizações, faixas, calçadas, limite de velocidade, cruzamentos e assim por diante.

Nas rodovias, o perigo também é grande: a velocidade é sempre maior e a falta de cuidados nas ultrapassagens já ceifaram muitas vidas. Caso você seja praticante de trilhas ou campeonatos, certamente conhece o quanto é importante concentrar-se para enfrentar obstáculos ou vencer a disputa.

Saiba que uma boa noite de sono favorece bastante a capacidade de concentração de qualquer pessoa. Quando passamos a noite acordados ou dormimos mal, ficamos predispostos a distrações e sentimos mais dificuldade em nos concentrar, em focar as coisas com objetividade.

Pilotar requer desempenho físico

O desempenho físico é cobrado principalmente dos esportistas. Já imaginou enfrentar uma trilha difícil, cheia de obstáculos, subidas íngremes, pedras e correntes de água com o corpo mole e preguiçoso?

Pois é assim que você ficará se for pilotar sem ter uma boa noite de sono.Conforme pesquisas efetuadas nos Estados Unidos, alguns esportistas que dormiram até 10 horas durante 7 ou 8 semanas apresentaram grande melhoria na performance, com menos fadiga muscular e aumento da estamina (que representa resistência e condicionamento físico).

Sem o desempenho físico necessário, o piloto não conseguirá, por exemplo, manter a moto firme se o pneu deslizar ou acontecer colisão contra o chassi.

Uma boa noite de sono proporciona inúmeros benefícios

Sem dúvida, dormir bem oferece muitos benefícios. Maior equilíbrio, melhor desempenho físico, maior capacidade de concentração são apenas alguns desses benefícios – essenciais para o piloto.

Nada substitui uma boa noite de sono: não adianta tomar bebidas que prometem tirar o sono e fazem mais mal que bem. Dormir é uma necessidade de todo indivíduo e, quando não a respeitamos, pagamos um preço alto.

Cedo ou tarde, a necessidade de dormir para compensar a noite que passamos acordados vai prevalecer. Se isso acontecer enquanto o piloto está dirigindo sua moto, o resultado pode ser fatal. A moto, que exige muito equilíbrio do piloto, dificilmente se manterá na rota ou de pé no caso de cochilos ou se ele cair literalmente no sono (algo que pode acontecer ainda que a pessoa se esforce para evitar).

Não dispense uma boa noite de sono! Duram bem e dirija melhor! Costuma ter noites de sono agradáveis? Dorme o mínimo exigido de oito horas diárias? Deixe um comentário sobre o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.