Por que a lubrificação de corrente é tão importante?

Por que a lubrificação de corrente é tão importante?

Zelão Por que a lubrificação de corrente é tão importante

A manutenção da corrente da moto é uma questão de segurança. Ela é responsável por transmitir a força e a potência do motor, por isso o seu bom funcionamento impactará diretamente no desempenho da moto durante o uso. É importante que o motociclista fique atento sobre as datas e quilometragens da última lubrificação da corrente para que o desempenho do veículo não seja prejudicado na próxima trilha. O ideal é que isso aconteça a cada cinco ou 10 quilômetros. Entenda por que a lubrificação de corrente é tão importante:

As correntes fazem as motos andarem

A transmissão, parte da moto onde está a corrente, é responsável por fazer a moto andar. Ou seja, é ela que entrega toda a potência produzida pelo motor para a roda motriz da moto.

As correntes são as formas mais comuns de acionar esse sistema, mas existem ainda as correias ou as árvores de transmissão. Esse já seria motivo suficiente para que a manutenção da sua moto seja constante. Tomar um tempo para fazer a lubrificação de corrente com frequência é fundamental para que a moto circule bem e para evitar o mau funcionamento do sistema de transmissão, que pode até trazer riscos para a vida do motociclista.

Lubrificação de corrente e motos off-road

lubrificação de corrente em motos off-road é ainda mais importante que as motos de asfalto. Isso porque durante a prática esportiva, a motocicleta entrará em contato com areia, água, poeira e outros materiais que podem deteriorar a moto e enfraquecer o desempenho do equipamento. O conjunto de transmissão deve ser preservado o máximo possível para que a sua vida útil seja prolongada. Durante o procedimento de lubrificação de corrente, o sistema de transmissão deve ser bem limpo antes de ser lubrificado. Essa prática remove impurezas e mantém a transmissão sempre nova.

Regulagem de tensão e alinhamento além da lubrificação

É importante que o motociclista aproveite o momento de lubrificação de corrente para avaliar outros fatores do sistema de transmissão da moto. Entre eles estão a regulagem da tensão da corrente, ou seja, checar se a corrente está frouxa ou devidamente tensionada, e o alinhamento de todos os componentes da transmissão. O desajuste pode ocorrer quando alguma peça é trocada e a corrente passa a não se comportar como o esperado.

Nesses dois casos, é importante que a corrente esteja em ótimas condições para que a sua lubrificação tenha o efeito esperado.

Certificar-se da lubrificação de corrente e manutenção da sua moto dentro da frequência recomendada é um ato de cuidado com o seu veículo e a sua vida. Uma moto em boas condições dificilmente apresentará problemas sem que fatores externos tenham agido. Além disso, estar atento aos prazos para a próxima vistoria permite que a moto tenha uma vida útil mais duradoura, ou até mesmo que ela possa ser revendida sem que haja uma grande desvalorização.

Está chegando a hora de fazer a lubrificação de corrente da sua moto? Procure o lubrificante que melhor se encaixe ao uso que você dá à sua moto. Lembre-se que os óleos destinados às competições podem prejudicar a moto de uso doméstico, uma vez que priorizam performance ao invés de preservação do equipamento.

Você já fez a lubrificação de corrente da sua moto? Conte sua experiência nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.