Pneus off-road: descubra o modelo ideal para sua moto

Pneus off-road: descubra o modelo ideal para sua moto

pneus off-road

Os pneus são elementos indispensáveis para a moto — todos sabem disso. Para o motociclista que pratica esporte, como motocross, a importância de contar com pneus de boa qualidade é ainda mais evidente.

Bons pneus ajudam a garantir a segurança do piloto e a eficiência das manobras. O atrito entre o pneu e o solo é de fundamental importância para o piloto de off-road. Cada moto deve usar o modelo mais adequado conforme seu perfil.

Leia o post e veja qual o modelo ideal de pneus off-road para sua moto!

Os pneus off-road de gomos baixos e próximos

Esse modelo de pneu é fabricado pelas indústrias para uso em motos trail, sendo que 60% deles são recomendados para uso fora da estrada e 40% para usostreet/on road.

Esses pneus off-road não são muito recomendados para as trilhas, pois em qualquer terreno molhado, os cravos poderão ficar cobertos devido ao seu tamanho e proximidade.

Para quem usa a moto exclusivamente para trilhas, não deve comprar pneus com essas características.

Os pneus off-road de gomos baixos e longos

Esses pneus são recomendados para o uso em terrenos irregulares, secos ou molhados. Porém, quando rodam sobre terrenos com atoleiros profundos e excessivamente movediços ou escorregadios, como brejos, argila e lamas, são pouco comercializados.

Indústrias muito boas fabricam esse modelo de pneus off-road, incluindo a Michelin e a Pirelli.

Os pneus off-road de gomos altos e próximos

Esse modelo é realmente um dos mais usados pelos pilotos de trilhas. São desenvolvidos para serem usados em terrenos pouco deformados, secos ou molhados. Podem enfrentar grandes lamaçais com relativa facilidade, mas é preciso ter cuidado, pois a lama pode cobrir os gomos facilmente, visto que ficam próximos uns dos outros.

Vale lembrar o grande trunfo desses pneus off-road, que é quando trafegam sobre solos com terra batida, pois a proximidade entre os gomos garante melhor desempenho do veículo, garantindo maior estabilidade.

pneus off-road

Os pneus off-road de gomos altos e longos

São pneus muito indicados para atoleiros, trilhas com argila e brejos, apresentando uma tração eficaz em qualquer tipo de terreno, seja molhado ou movediço.

Ele apresenta baixa aderência em terra batida, não sendo recomendado para trilhas de alto e médio percurso. Já para terrenos (trilhas, motocross) com muitas irregularidades, ele é o pneu ideal. Essas irregularidades envolvem lamaçais, brejos, buracos, erosões e assim por diante.

Algumas dicas de pneus

Veja agora dicas de pneus off-road de grandes fabricantes:

Pneu off-road dianteiro 80/100-21 51M SCORPION MX MID SOFT 32 – Pirelli

Eficiente em diferentes situações, para competições, treinamentos ou apenas para diversão. Excelente tração em superfícies macias, garantindo a transmissão máxima de potência ao solo. Possui blocos centrais e laterais alinhados que melhoram a frenagem e a tração, permitindo maior agarre nas curvas.

É um pneu que oferece confiabilidade e segurança mesmo em situações extremas. Seu desenho e a banda de rodagem foram desenvolvidos com a ajuda de prestigiados pilotos do WMX (Campeonato de Mundial de Motocross).

Pneu off-road traseiro 100/90-19 MC4 NHS MEDIO/MOLE – Metzeler

Modelo projetado para competições de motocross, considerando os terrenos meio moles e macios. Fornece ótima estabilidade lateral para respostas rápidas e trajetórias precisas devido à distribuição perfeita entre os blocos.

Em terrenos macios, oferece tração muito boa, permitindo que as saídas de curvas contem com melhor aceleração e com controle pleno do piloto.

O composto usado na confecção do produto garante excelente estabilidade, principalmente nas frenagens.

Pneu off-road dianteiro 80/100-21 51R AC10 – Michelin

Pneu dinâmico, usado em motocross, freestyle e enduros. Apresenta indicador de desgaste, revelando o momento certo de inverter a posição do pneu para manter a tração.

É um modelo com elevada durabilidade e tração de boa qualidade em qualquer tipo de terreno.

O que você achou dos modelos de pneus off-road citados? Qual o modelo ideal para a sua moto! Faça seu comentário e enriqueça o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.