Pneus de moto: conheças os tipos e as diferenças de cada um deles

Pneus de moto: conheças os tipos e as diferenças de cada um deles

Close-up shots of classical motorcycle tires tread in wet weather condition

Se você é apaixonado por moto e deseja escolher o melhor pneu para a sua é necessário que você saiba que tipo de pneu a sua moto exige, pois existem diferentes tipos de motos e, com isso, diferentes pneus. Cada um desses pneus são usados para um objetivo específico, além disso deve ser observado a segurança e o bem-estar que o pneu oferecerá na estrada.

Por isso, fizemos uma lista para você sobre os melhores pneus para se usar, assim como em que tipo de situação utilizá-los.

Os pneus de competição

Também conhecidos como pneus de pista, ou pneus “race” podem ser usados em um circuito. Nas diferentes competições mundiais também são conhecidos como os pneus lisos.

 

Os pneus de competição são de borracha bem macia e costumam funcionar bem em temperaturas bem altas, dando ao motociclista uma maior adaptação, dependendo das circunstâncias da prova.

 

A borracha dos pneus de competição pode ter diferentes graus de maciez – pode ser, por exemplo, rígida, intermediária ou macia. O fator negativo é que sua vida útil é bem curta. Além disso, existem pneus específicos para dias de chuva e para pistas secas.

Os pneus de desporto

São de borracha macia e são utilizadas para esporte ou para circuito. Não apresentam muitos desenhos e também não atingem temperatura muito alta. Também com uma vida útil bem curta, deve-se ter muito cuidado se for usada em dias de chuva, uma vez que não são muito boas quando o piso está molhado.

Os pneus de desporto – touring

Neste caso, o pneu é de uma borracha intermediária, em que se encontra um maior número de desenhos na superfície. Além disso, a sua temperatura quando está em funcionamento é mais baixa do que os pneus de desporto, o que dá uma maior aderência. Sevem apenas para dar algumas voltas no final de semana e pode ser usado em qualquer tipo de piso.

Os pneus touring

São os pneus de estrada para aqueles motociclistas que usam a sua máquina no dia a dia. Os pneus são de borracha rígida e apresentam uma temperatura baixa ao funcionar. Como é um modelo usado no dia a dia, a sua vida útil é bem maior do que a desporto.

Esse tipo de pneu é recomendado para qualquer trajeto e, além disso, os seus desenhos dão maior segurança quando estiver em uma pista molhada.

Os pneus mistos ou trail

Podem ser utilizados em terra ou no asfalto, fica a sua escolha. Esses pneus apesentam desenhos bem largos na sua superfície, fazendo com que tenham o máximo de tração em diferentes terrenos. A sua borracha é rígida e apresenta uma temperatura baixa e com uma ótima aderência a qualquer tipo de piso.

Os pneus todo o terreno (TT)

Apresentam grandes sulcos na superfície, ideal para pistas de terra ou nas provas de motocross. A sua borracha é rígida, com uma temperatura bem baixa no funcionamento, o que é ideal em terrenos bem secos ou em superfícies acidentadas, além de dar uma ótima aderência ao piso.

 

Para quem compete é a melhor escolha a se fazer, uma vez que os pneus TT são perfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.