Pneu street: conheça o modelo ideal para sua moto!

pneu street

O pneu é uma das partes mais importantes de uma moto. Afinal de contas, além de as deixarem com o visual harmônico e poderoso, são eles que colocarão em prática toda a potência do motor. Pensando nisso, para escolher o modelo ideal de pneu é preciso ficar atento a alguns fatores. Não basta escolher o mais baratoe sair rodando por aí. É preciso conhecer a sua moto e o seu perfil de pilotar. Também é importante levar em consideração as especificações técnicas dele para que você saiba exatamente o que está levando.

Então fique ligado na lista que preparamos. São quesitos que você deve levar em consideração ao escolher o modelo ideal de pneu street para a sua moto. Leia até o final e entenda como fazer isso.

Avalie a rigidez e a maciez do pneu street

Quando falamos em rigidez e maciez de um pneu street alguns pontos estão em jogo. Isso porque os pneus rígidos são ideais para quem acelera bastante e não quer danificar os pneus se a mudança de marcha acontecer muito rapidamente. Essa é definitivamente a melhor escolha para quem precisa pilotar dentro da cidade.

Entretanto, se você usa a sua motocicleta diariamente em trajetos com muitas curvas, o ideal podem ser os pneus macios. Isso porque eles obedecem mais aos comandos do piloto e facilitam a direção.

pneu street

 

Considere o tamanho de pneu recomendado pelo fabricante

Os fabricantes das motos costumam recomendar tamanhos específicos de pneu street. E sempre existe aquele motociclista que quer usar modelos um pouco maiores. A verdade é que essa recomendação não é implicância da montadora, mas sim as especificações para as quais a moto foi feita. Quando o pneu é grande ou pequeno demais para o veículo, a chance é que você até consiga pilotar, mas que comece a ter problemas muito rapidamente. Desobedeça a recomendação e comece a ver o mecânico mais frequentemente do que você vê a estrada.

Não se esqueça da aderência

A aderência de um pneu street ao solo é muito importante não apenas para que você consiga pilotar na velocidade de costume, como também para a sua própria segurança. Principalmente em dias de chuva, quando o asfalto está molhado e as chances de derrapagem ou aquaplanagem são maiores. Por isso, não saia da loja com o seu pneu novo sem antes chegar a aderência dele ao solo. Uma boa forma de garantir esse aspecto é só comprar equipamentos e peças certificadas pelo Inmetro.

Leve em conta o uso dos pneus

Quando falamos em uso dos pneus, não pense que nos referimos à compra de pneus usados. Muito pelo contrário, em muitos casos é de suma importância que você tenha equipamentos zerados. O caso aqui é referente ao uso que você dará a eles. Por exemplo, se você pretende fazer uma longa viagem de moto, pode ser que você tenha que trocar os pneus que já foram gastos dentro da cidade. E o oposto também é válido.

Escolher o pneu street ideal para a sua moto depende de uma série de fatores. Desde o tipo da moto que você tem na garagem, passando pelo seu estilo de pilotagem e até as condições do asfalto que você vai andar. Por isso, pense em todos esses pontos quando for comprar um pneu novo para a sua moto.

Você já trocou os pneus da sua moto alguma vez? Conte nos comentários como foi essa experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.