Receba dicas grátis!

Pilotando na chuva: descubra algumas dicas para evitar acidentes

Zelao Pilotando na chuva descubra algumas dicas para evitar acidentes

Um dia de chuva pode levar caos ao trânsito e, se você estiver pilotando sua moto, os riscos de acidentes e complicações nesses dias são ainda maiores. A pista escorregadia, buracos tampados pela água e outros perigos podem acabar causando acidentes que poderiam ser evitados com alguns cuidados. Separamos algumas dicas para evitar acidentes em dias de chuva, confira:

Fique atento à pista

O asfalto molhado pode esconder diversas armadilhas, por isso, toda atenção ao pilotar na chuva é importante para evitar acidentes. Uma das principais armadilhas na pista são as faixas de sinalização, elas se tornam extremamente escorregadias quando molhadas. Assim, evite sempre passar sobre elas nesses dias, principalmente trafegar sobre ela na área que demarca as faixas para os veículos. Fique atento também a água na pista, muitos buracos acabam encobertos pela água e se tornam armadilhas que podem causar acidentes, evite sempre passar sobre eles.

Como evitar acidentes em decorrência de manobras

Todo o cuidado é importante ao pilotar na chuva para evitar acidentes, por isso manter uma velocidade mais baixa, na qual é mais fácil controlar a moto, é muito importante. Evite mudanças súbitas na direção, mesmo que sejam para evitar obstáculos e mantenha uma velocidade em que seja mais fácil realizar essas mudanças quando for inevitável. Além disso, nunca freie bruscamente em dias de chuva, você pode perder completamente o controle da moto.

Mantenha a manutenção em dia

Muitas vezes a chuva pega quem sai de casa de surpresa, por isso, nem sempre é possível se preparar para esses momentos. Alguns cuidados com sua moto podem ajudar a evitar acidentes não só nos dias de chuva, mas em qualquer momento. Os pneus da sua moto devem receber atenção, verifique as condições em que estão. Fique atento se está na hora deles serem trocados e mantenha-os sempre calibrados adequadamente, para que respondam melhor aos seus comandos.

Mantenha sua viseira polida

Que o capacete é indispensável em todos os momentos, todo mundo sabe, mas algo que muitas vezes é esquecido pelos pilotos, é que a viseira deve receber alguns cuidados, como a limpeza utilizando o antiembaçante. Isso porque a chuva ou ainda o respingo de outros veículos na viseira, podem se acumular nela, fazendo com que o piloto perca a visibilidade da pista. Além disso, fique atento ao embaçamento, a maioria dos capacetes possui sistema antiembaçante com pequenos furos laterais que permitem a circulação do ar. A visibilidade na chuva é muito importante para evitar acidentes, por isso manter o capacete e a viseira em bom estado é fundamental.

Utilize equipamento adequado

Há quem acredite que as roupas próprias para chuva não influenciam na segurança, porém, estar com o equipamento adequado é muito importante para garanti-la. Além de te manter mais protegido contra possíveis quedas, ela mantém o piloto seco, o que permite maior domínio da motocicleta. Isso porque, ao utilizar roupas permeáveis, elas ficam encharcada e acabam pesando à medida que absorvem mais água. Assim, para evitar acidentes, procure sempre levar com você o equipamento adequado, principalmente uma capa de chuva de qualidade.

Pilotar com chuva pode ser um desafio para quem ainda não tem muita prática com a motocicleta, porém, o mais importante é ter cautela e em caso de chuva muito forte procure um local adequado para se abrigar antes de seguir seu caminho. E você, quais cuidados toma ao pilotar em dias de chuva para evitar acidentes? Compartilhe suas dicas com a gente pelos comentários e confira mais dicas no nosso blog!

Adicionar comentário