Receba dicas grátis!

O que levar na bagagem durante uma viagem de moto?

Muitos motociclistas fazem viagens em sua moto. Muitos viajam simplesmente porque gostam; outros porque precisam. Nessas ocasiões, é fundamental levar apetrechos. Dependendo da distância, do tempo que levará percorrendo rodovias e/ou estradas de terra, será necessário conduzir uma bagagem maior.

Por exemplo, se for uma viagem curta, de ida e volta no mesmo dia, talvez nem seja preciso levar roupas. Mas, se a viagem for longa ou você for passar alguns dias fora, mesmo que seja em uma cidade vizinha, convém levar roupas e acessórios de higiene pessoal.

Há motociclistas que vivem pelas estradas, viajando, conhecendo novos lugares e aventuras. Para estes, a bagagem é fundamental. Neste post, vamos falar sobre o que você deve levar na bagagem em uma viagem de moto! Acompanhe!

Planeje os itens que levará em sua viagem de moto

Ninguém melhor do que o próprio motociclista para decidir quais itens levará na viagem. Ele pode escolher aquilo que é essencial e dispensar o que for desnecessário e que só ocupa espaço.

É importante encontrar o equilíbrio entre o mínimo e o máximo de itens que ele pode carregar em sua bagagem. A quantidade dependerá tanto da distância quanto das necessidades do motociclista.

Escolha o tipo de baú

Para definir o que levar na bagagem, conta também os modelos de depósito que você tem em sua moto ou vai comprar para a viagem.  Ou seja, você tem duas opções: adaptar sua bagagem ao tipo de baú que já tem ou comprar um modelo mais adequado para levar as coisas que precisa.

Caso você use alforjes ou malas laterais, do tipo baú ou bolsas grandes, não terá muitas dificuldades em armazenar sua bagagem para a viagem de moto.

Baús e bauletos são os mais comuns, sendo que os últimos são mais compactos, mas podem apresentar capacidade para armazenar muito volume.  

Lembre-se: quanto menos volume, maior a segurança

Você não pode esquecer que volume em excesso vai pesar mais na moto e pode comprometer a estabilidade do veículo. Se, para alcançar seu destino, você precisar atravessar regiões de difícil acesso, o sobrepeso será um problema maior ainda.

Muitos itens sobre a traseira do veículo dificultam as manobras, principalmente em baixa velocidade, e as curvas. Além disso, ajudam a consumir mais combustível e a intensificar o processo de desgaste dos pneus. Enfim, se você levar na bagagem muitas coisas que representarão peso excessivo para a moto, sua própria segurança estará em risco, já que a estabilidade do veículo ficará comprometida e as possibilidades de tombamento serão maiores.

Organize os itens para levar na bagagem apropriada

Você pode seguir a sugestão abaixo na hora de organizar seus itens na bagagem. Nas malas laterais, coloque: roupas e tênis, acessórios de uso pessoal e um par de luvas adicionais.

No baú ou bauleto, coloque: capa de chuva, celular e carregador, kit de ferramentas para a motocicleta, lanterna, flanela, elásticos para a moto, reparador de pneus, fita adesiva (silver tape), tie-up, capacete extra, manual do usuário, GPS (não corra o risco de ficar perdido), lenço ou tubo de pescoço, protetor solar, água mineral, algum tipo de alimento (biscoito, barrinha de cereais).

Para vestir na viagem de moto e carregar nos bolsos, considere os seguintes itens: jaqueta e calças de cordura, botinas, óculos de sol, capacete, luvas, documentação do motociclista e da moto, balaclava (gorro de lã em forma de elmo para cobrir a cabeça), dinheiro, cartão de banco (poderá precisar sacar algum dinheiro) e cartão de crédito.

Confira se a bagagem está realmente fixa. E deixe sempre por cima os itens que usará mais. Os itens menos usados ou que só terão serventia quando alcançar seu destino poderão ficar no fundo da bagagem.

Essas dicas vão te ajudar quando você for fazer uma viagem de moto — principalmente as viagens mais longas. Procure levar na bagagem somente o essencial!

Se você achou este post útil, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! Assim, outros motociclistas terão acesso ao seu conteúdo!

Adicionar comentário