O que é uma moto naked?

O que é uma moto naked?

Na hora de escolher uma nova moto ou substituir o modelo atual, é importante conhecer os modelos e marcas. Além disso, há algumas classificações que ajudam a tomar uma boa decisão. Entre elas, está a moto naked.

Com características especiais — principalmente, relacionadas ao seu uso mais comum —, ela pode ser uma ótima escolha. Para decidir, entretanto, é preciso conhecer do que se trata.

A seguir, veja o que é a moto naked e entenda como ela se diferencia das demais.

Afinal, o que é a moto naked?

O termo “naked” vem do inglês e significa “nua” ou “despida”. No caso de uma moto, de forma simples, o modelo é aquele que não conta com carenagem. Trata-se, portanto, de uma motocicleta que não tem aquelas partes na região dianteira e que servem para diminuir a resistência do ar.

Isso faz com que o visual da moto seja mais “limpo” ou simples. No entanto, não existe uma perda de desempenho por causa da falta desse elemento.

Qual é a sua origem?

Em uma redução, as motos naked são as esportivas sem a carenagem. Com componentes expostos, oferecem ainda mais versatilidade para o cotidiano. A sua origem está nos anos 1970, quando modelos esportivos — principalmente, britânicos — surgiram de modos adaptados.

A princípio, as modificações aconteciam de maneira independente. Com o tempo, as naked começaram a atrair o interesse das pessoas, então grandes marcas passaram a apostar em sua fabricação e venda.

Hoje, dá para encontrar algumas subdivisões, como as naked voltadas para longas viagens e as que têm altas cilindradas. Como consequência, é possível escolher uma alternativa que se adapta às suas necessidades específicas.

Quais são as suas principais características?

Além da falta desse elemento na parte da frente, esse tipo de moto conta com regulagem própria de motor e com cilindradas variáveis. As mais comuns têm uma potência intermediária. Quando são utilizadas apenas na cidade, recebem a classificação “street.

Outro ponto importante é a sua posição de pilotagem. Ela é bem confortável e ergonômica, o que melhora o desempenho. Sem tantos componentes, sofre menos desgastes ao longo do tempo.

Como ela é usada?

A moto naked é líder no Brasil e em várias partes do mundo. Por ter uma performance dentro da média, oferece um custo menor do que as com altíssimas cilindradas ou com carenagem complexa.

O conforto de uso faz com que essa alternativa seja muito utilizada nos diversos centros urbanos. Elas dominam as ruas e, como permitem uma pilotagem que é mais sentada, também trazem um aspecto ligado à segurança.

Quem desejar pode usá-las nas estradas. Apesar de terem uma proteção menor contra o vento, não perdem em quesitos como estabilidade ou conforto — então, é possível ter uma ótima experiência.

A moto naked é conhecida pelo visual mais rústico e adaptado das motos esportivas. Com a escolha adequada de marca e cilindradas, você poderá aproveitar um ótimo transporte com a sua magrela!

Para cuidar do modelo, qualquer que seja, veja quais são os aspectos básicos de mecânica básica para motos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.